Prefeitura fiscaliza 122 estabelecimentos no primeiro fim de semana da fase 5!

Publicado em 02/08/2020 - 21:36 | Atualizado em 03/08/2020 - 18:35
A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Vigilância Sanitária, realizou 122 inspeções em estabelecimentos de diversos segmentos no primeiro fim de semana da fase 5, iniciada neste sábado, 01/08. As ações resultaram em 59 multas aplicadas a bares, restaurantes, quiosques e até a uma casa de festas na Ilha de Guaratiba que realizava um evento com música, atividade ainda não autorizada a funcionar. O estabelecimento foi multado por falta de higiene e por permitir a circulação de pessoas sem máscara.
A inspeção na casa de festa que fica na Estrada da Ilha, número 3.110, na Ilha de Guaratiba, foi feita por um dos comboios conduzidos pela Vigilância Sanitária e integrados por equipes de órgãos como a Secretaria Municipal de Ordem Pública e Guarda Municipal, com apoio da Polícia Militar que dispersou o evento. Além das infrações, a subsecretaria ligada à Secretaria Municipal de Saúde emitiu um termo de intimação para que o espaço faça as adequações estruturais necessárias.
Entre outras irregularidades flagradas pela Vigilância Sanitária nas ações deste fim de semana estão a falta ausência de licença sanitária e o não cumprimento de outras normas exigidas no enfrentamento à Covid-19, como o distanciamento de dois metros entre as pessoas e mesas e demais medidas estabelecidas nas Regras de Ouro e nos protocolos higiênico-sanitários preventivos ao novo coronavírus.
Nos últimos 30 dias, a Vigilância fiscalizou 1.222 comércios de alimentos, a maioria bares, restaurantes e quiosques autorizados a retomar o atendimento ao público em 02/07, mas com uma série de restrições. Do total, 24 estabelecimentos foram Interditados e 614 infrações aplicadas por irregularidades sanitárias.