Ação da Prefeitura resulta em 15 multas por irregularidades na circulação dos ônibus

Publicado em 27/05/2020 - 19:43 | Atualizado
Fiscais percorreram bairros da zona norte da cidade. - Foto: Divulgação/ SMTR

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, fiscalizou nesta quarta-feira, 27/05, linhas de ônibus para verificar se os veículos êm circulado com lotação, descumprindo a determinação para conter a disseminação do coronavírus. Ao todo, 15 multas foram aplicadas em bairros da zona norte da cidade.

Os fiscais estiveram em diversos pontos da Avenida Dom Helder Câmara, entre os bairros da Abolição e Cascadura, em vias de Madureira e também percorreram os terminais rodoviários Nossa Senhora do Amparo e Souza Marques. Durante a ação, 32 linhas de ônibus foram vistoriadas e 15 multas foram aplicadas por irregularidades na prestação de serviços à população, entre elas: suspensão de linhas e frota operante abaixo do determinado. Desde o início das ações contra o coronavírus, a secretaria já aplicou 457 multas aos consórcios atuantes no município.

A SMTR está atenta para que sejam cumpridas as determinações para o controle da Covid-19 e, neste período de pandemia, tem reavaliado constantemente as medidas a fim de atender às necessidades da população e preservar a saúde dos passageiros e motoristas.

Outras importantes iniciativas envolvendo os transportes municipais foram definidas. Veja algumas delas:

Mudança na operação do BRT

A secretaria suspendeu seis serviços do sistema BRT e criou outros quatro, em caráter temporário, a fim de dar maior agilidade no embarque e minimizar a aglomeração de passageiros nas plataformas dos terminais e estações de BRT.

A mudança proporciona o aumento da oferta de veículos para a população e a redução dos intervalos nos corredores onde há maior procura pelo transporte.

Higienização e uso de máscaras

Equipes da secretaria também verificam se as empresas estão cumprindo a determinação de realizar a desinfecção dos coletivos, diariamente, antes do início da operação, e o uso de máscaras pelos motoristas e por funcionários das garagens.

Passe livre estudantil

As gratuidades nos transportes públicos para os estudantes que possuem o Passe Livre Universitário e para os alunos matriculados no ensino fundamental e médio de escolas municipais estão suspensos, conforme as restrições de funcionamento das instituições de ensino.

Gratuidade idosos

A secretaria instituiu a limitação da gratuidade para idosos nos ônibus municipais, para que só usem se precisarem se deslocar para obter atendimento médico. As viagens, que antes eram livres, passaram a ter o limite de quatro por dia.