Secretaria Especial de Turismo e Funarte fazem parceria para projetos futuros

Publicado em 22/01/2020 - 18:18 | Atualizado em 25/05/2021 - 12:10

O Secretário Especial de Turismo do Rio, Paulo Jobim Filho, esteve reunido com o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte ), o maestro, ensaísta e linguista Dante Mantovani, para dialogarem sobre projetos futuros em parceria com a Prefeitura.

Na reunião, o secretário e o presidente conversaram sobre a participação da Funarte na agenda cultural do projeto Rio 2020, em que a Cidade do Rio de Janeiro recebeu o título de Primeira Capital Mundial da Arquitetura pela UNESCO e UIA (União Internacional dos Arquitetos) e sede do 27° Congresso Mundial de Arquitetos e do Fórum Mundial das Cidades.

A cidade vai receber uma variada programação ao longo de todo o ano de 2020, ligada à valorização do patrimônio arquitetônico e cultural da cidade. São previstas uma série de atividades, como exposições, desfile de escola de samba, concursos, palestras e debates.

A parceria da Setur com a Funarte visa incluir na agenda atividades nas áreas de circo, artes visuais, música, dança e teatro, movimentando principalmente seus espaços culturais.

Além da agenda Rio 2020, a Funarte e a Setur debateram a possível criação do Selo Cultural para pontos turísticos do Município e o valor da atividade artística para a economia criativa.

O presidente da Funarte destacou, ainda, o trabalho conjunto a ser desenvolvido entre a Funarte, a Secretaria Especial de Turismo do Rio de Janeiro, a Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal, a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e o Ministério do Turismo para dinamizar a economia das artes – fortalecendo, assim, como um todo, a atividade econômica do País.