Lançamento da campanha Rio 2020 Natal de Luz

Publicado em 11/12/2019 - 15:54 | Atualizado em 25/05/2021 - 12:10
Foto Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Autoridades e convidados participaram do lançamento da campanha “Rio 2020 – Natal de Luz” realizado no Palácio da Cidade, na noite desta terça-feira, 10 de dezembro.

A ideia do projeto é iluminar pontos turísticos, monumentos e prédios históricos para divulgação do título recebido pela Cidade de Primeira Capital Mundial da Arquitetura e sede do 27° Congresso Mundial de Arquitetos e do Fórum Mundial das Cidades, ocasião em que serão debatidos temas importantes para o futuro das cidades no mundo. “Rio 2020 – Natal de Luz”, é uma prévia do calendário oficial do próximo ano.

O secretário Paulo Jobim Filho ressaltou com orgulho a importância da titulação recebida da UNESCO e UIA (União Internacional dos Arquitetos).

– É a oportunidade de mostrar ao mundo as nossas belezas arquitetônicas e naturais. A agenda Rio 2020 vai gerar para a cidade mais turismo, emprego e renda – afirmou Paulo.

Mais de 20 mil profissionais de arquitetura, urbanismo e paisagismo participarão de eventos ao longo do ano.

– A ideia é aproximar a população dos patrimônios históricos e arquitetônicos e deixar um legado de educação urbana, para que as novas gerações possam viver em um lugar melhor – comentou Valéria Hazan, Presidente do Conselho Rio 2020.

A iluminação especial de Natal foi feita sem gastos para a Prefeitura, uma vez que contou com equipamentos já existentes, a dedicação dos funcionários da Rioluz e a generosidade de outras instituições que aderiram ao programa.

– O Rio de Janeiro é uma cidade de muitos contrastes e se conseguirmos refletir sobre isso e elaborar propostas para vencer os desafios, estaremos contribuindo para um mundo melhor. Essa é uma pretensão gigantesca, mas que pode ter sentido, se contarmos com a participação de todos – explicou o presidente do Comitê Executivo do Congresso, Sérgio Magalhães.

Os locais que receberam a iluminação de Natal são: Cristo Redentor, Pão de Açúcar, murada do Forte de Copacabana, Monumento Estácio de Sá, passarelas do Aterro do Flamengo, Arcos da Lapa, Câmara dos Vereadores, Igreja da Penha, Cidade das Artes, Museu de Arte Moderna, Palacete da Princesa Isabel, Palácio da Cidade e o Centro Administrativo São Sebastião, sede da Prefeitura do Rio de Janeiro. Também deverão aderir ao projeto o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio (MAR), a Roda-gigante e o VLT, ou seja, grande parte da região do porto. A cor escolhida é o amarelo, que simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade.

Foto Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

– Que possamos, ao olhar estes monumentos iluminados, lembrar o verdadeiro sentido do Natal e renascermos para um 2020 completamente abençoado, renovado e próspero – afirmou a primeira-dama do Rio de Janeiro, Sylvia Jane Crivella.

• 11 de dezembro de 2019