Disk Aglomeração ultrapassa marca de 1.150 atendimentos

Publicado em 08/04/2020 - 19:40 | Atualizado em 09/04/2020 - 10:44
O Disk Aglomeração da Prefeitura do Rio já realizou 1.154 atendimentos, em oito dias de funcionamento, para dispersar grupos de pessoas. As regiões mais demandadas são as zonas Oeste, Norte, Sul e Centro, nessa ordem.
A iniciativa ganhou, nesta semana, um reforço tecnológico: o uso de sinais de celulares para detectar pontos de aglomeração, a partir de uma parceria com a operadora de telefonia TIM e o Centro de Operações Rio (COR).
Até então, o serviço – coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) – funcionava exclusivamente com base em chamados para a Central 1746, que continua recebendo ligações do tipo. Os chamados servem para planejar as ações das equipes.
Os bairros mais demandados são: Campo Grande, Centro, Realengo, Bangu, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Tijuca, Copacabana, Santa Cruz e Taquara.
A nova ferramenta identifica locais com aglomeração de pessoas com base no sinal emitido pelas antenas de aparelho celulares dos usuários. Esses dados chegam ao sistema que está exposto em telões do Gabinete de Crise montado no Riocentro. Os dados são atualizados de tempos em tempos no painel. Além disso, câmeras da prefeitura poderão ser utilizadas para complementar as informações. Caso sejam verificadas concentrações de pessoas em áreas públicas que possam representar um risco de propagar o vírus, uma equipe da Prefeitura será enviada ao local para orientar os cidadãos.
Central 1746 – Já os chamados que chegam pela Central 1746 são filtrados na base operacional do Riocentro, por prioridade e por região, para otimizar as ações. A partir daí, cerca de 30 agentes (guardas municipais do Grupamento de Operações Especiais e policiais militares do Programa Rio+Seguro), divididos em cinco equipes, são destacados exclusivamente para os atendimentos. A prioridade é para demandas específicas à finalidade do serviço, como aglomerações em estabelecimentos comerciais essenciais e áreas públicas de lazer.
Distância e placas – As ações visam fiscalizar reuniões (sem aparente justificativa) de dez pessoas ou mais sem a observância de um metro e meio de distância entre elas. Este e outros detalhes do serviço constam do Decreto 47.328, publicado no Diário Oficial do município do dia 30 de março. De acordo com o texto, os estabelecimentos essenciais em funcionamento também devem instalar informativos (placas ou cópias em papel) destacando o Disque 1746 em pontos de fácil visibilidade.
  • 8 de abril de 2020