Publicado em 19/10/2019 - 16:26 | Atualizado
Programa Cuidar Da Cidade atende 97 chamados feitos à Central 1746 em Padre Miguel.Programa Cuidar Da Cidade atende 97 chamados feitos à Central 1746 em Padre Miguel. Foto: Marcos De Paula / Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, acompanhou neste sábado, dia 19 de outubro, as ações de dois grandes programas da Prefeitura, na Zona Oeste da cidade. Primeiro, ele esteve no Parque Leopoldina, em Padre Miguel, onde deu início às atividades da 33ª edição do Cuidar da Cidade. Em seguida, Crivella foi a Realengo conferir a 12ª edição do programa Prefeitura Mais Perto de Você, que aconteceu no Ciep Frei Veloso.

Em Padre Miguel, o programa Cuidar da Cidade vai atender 97 chamados feitos por moradores à Central 1746. A maioria das demandas é relacionada a serviços de pavimentação, iluminação pública e drenagem.

– Estamos aqui com nossas secretarias e órgãos para fazer os serviços pedidos pelos moradores. Vamos podar árvores, trocar as lâmpadas queimadas, melhorar a condição dos brinquedos, tudo para deixar o Parque Leopoldina ainda mais bonito – disse Crivella.

O Cuidar da Cidade executa ainda varrição manual, limpeza de ralos, remoção de lixo e entulho, raspagem de postes, roçada e capina de vegetação, além de plantio de mudas em canteiros espalhados pelas laterais das vias públicas. Também há drenagem, pavimentação e retirada do acúmulo de água nas ruas do entorno.

O comerciante Antônio de Paula Souza Campos, de 58 anos, elogiou a ação dos órgãos da Prefeitura na Praça Sérgio Apolinário. Morador do bairro há 26 anos, ele espera agora que os frequentadores colaborem com a manutenção do espaço.

– Que bom que a Prefeitura está dando uma atenção especial aqui pro nosso bairro. A praça estava mesmo precisando de uma grande limpeza, poda de árvores e pintura. Mas é preciso também que a população faça a sua parte, cuidando para que esse espaço de lazer fique sempre em boas condições – disse o comerciante, que costuma levar os netos para brincar na praça.

Desde que o programa de zeladoria foi criado, em janeiro, diversas áreas em 28 bairros já foram beneficiadas por mais de 20 mil ações. Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Casa Civil, em conjunto com o Centro de Operações Rio (COR) e a Central 1746, o mutirão de zeladoria estabelece um calendário de ações que mobiliza órgãos municipais como a Subsecretaria de Conservação; as secretarias de Saúde e Educação; Comlurb; Rioluz; Fundação Parques e Jardins; CET-Rio; Vigilância Sanitária e Guarda Municipal, entre outros.

Prefeitura Mais Perto de Você leva serviços à população

Em Realengo, Crivella esteve no Ciep Frei Veloso, onde recebeu a informação que o programa Prefeitura Mais Perto de Você já fez 400 mil atendimentos em 12 edições. Essa foi a meta estipulada para ser atingida só no final do ano. Durante dois dias, a população pode tirar dúvidas sobre questões do município e fazer agendamentos nos mais de 20 órgãos envolvidos na ação.

– A gente trouxe pra cá muitos serviços que ajudam a população no seu dia a dia. Além disso, temos conseguido vagas de trabalho para aquelas pessoas que já estavam há muito tempo desempregadas – afirmou o prefeito, que ficou encantado com a apresentação da Banda Marcial da Escola Municipal Miguel Ramalho Novo.

Entre os serviços mais procurados estão a emissão de carteira de trabalho e a inscrição para encaminhamentos a possíveis vagas de emprego junto a empresas. Outro serviço com grande demanda é a vacinação contra a raiva para cães e gatos.

O Prefeitura Mais Perto de Você é um programa que leva informação e serviço aos cariocas. As ações já aconteceram em Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Madureira, Pavuna, Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Padre Miguel, Realengo e Ilha do Governador. O objetivo é chegar a todas as regiões da cidade.