‘Prefeitura Mais Perto de Você’ chega ao Conjunto Antares

Publicado em 29/01/2020 - 18:31 | Atualizado em 29/01/2020 - 18:33
Prefeitura Mais Perto de VocêAção já teve 23 edições, com mais de 600 mil atendimentos feitos por diversos órgãos. Foto: Mariana Ramos/ Prefeitura Rio

O Conjunto Antares, em Santa Cruz, recebe nesta quinta-feira, dia 30 de janeiro, a 24ª edição do programa Prefeitura Mais Perto de Você. A ação acontecerá no CIEP Maestro Heitor Villa Lobos (Avenida Canal, pista 2), das 9h às 14h. No local, a população vai contar com a presença de mais de 20 órgãos da Prefeitura do Rio prestando serviços e oferecendo atividades. Vacinação contra sarampo, tétano, febre amarela e hepatite B, agendamento de vistorias para controle de focos do mosquito Aedes aegypti e encaminhamento para vagas de emprego são alguns dos serviços disponíveis.

O Procon Carioca vai orientar os cidadãos sobre como agir diante de problemas com empresas que lesam os direitos do consumidor. Idosos e deficientes físicos poderão retirar o cartão para estacionamento gratuito. Além dos serviços, atividades físicas e de lazer também fazem parte do programa. O dia começa com um aulão de ginástica e dança com profissionais de Educação Física. O público assiste a apresentações de dois projetos culturais da Comlurb: o grupo Chegando de Surpresa e Renato Sorriso e o Teatro de Portas Abertas. Haverá ainda distribuição gratuita de livros e ingressos para atrações em teatros da Prefeitura.

Lançado em maio de 2019, o Prefeitura Mais Perto de Você já passou por diversos bairros das regiões Norte, Oeste e Sul da cidade e realizou mais de 600 mil atendimentos nas 23 edições anteriores. Entre os serviços mais procurados estão emissão de carteiras de trabalho e inscrição para encaminhamento para possíveis vagas de emprego junto a empresas. Outro serviço com alta procura é a vacinação de cães e gatos contra a raiva.

As ações já aconteceram em Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Madureira, Pavuna, Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Padre Miguel, Vila Kennedy, Magalhães Bastos, Ilha do Governador, Realengo, Inhaúma, Paciência, Vargem Pequena, Rocinha, Coelho Neto, Senador Camará, Cidade de Deus, Copacabana e Guaratiba.

A Secretaria Municipal de Saúde, ao longo das edições, tem oferecido aos cariocas esclarecimentos sobre consultas ao Portal SisReg, agendamento para castrações de cães e gatos, aplicação de vacinas antitetânica, contra febre amarela e hepatite B, e informações e agendamento de vistorias para o controle de arboviroses (dengue, zika e chikungunya), entre outros serviços.

As equipes da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) prestam esclarecimentos sobre multas e recursos, emissão de cartão de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos e recebem sugestões e reclamações. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI) faz encaminhamentos para emprego, vagas de jovem aprendiz e cadastros para emissão de carteira de trabalho.

A Comlurb distribui folhetos informativos sobre o horário de coleta domiciliar, remoção gratuita de entulho, coleta seletiva, limpeza de calçadas, controle de vetores, podas de árvores, manutenção de brinquedos em praças, limpeza de ralo e descarte irregular de lixo.

As ações têm participação dos seguintes órgãos da Prefeitura: Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME), MultiRio, Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), Iplan Rio, Guarda Municipal/Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), Defesa Civil, Comlurb, CET-Rio, Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), Rioluz, Conservação (Seconserva), Coordenadoria de Diversidade Sexual (CEDS), Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos, Vigilância Sanitária (Subvisa), Procon Carioca, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMAC), RioZoo, Secretaria da Pessoa com Deficiência e Tecnologia (SMDT) e Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Fique por dentro de tudo o que acontece na Secretaria Municipal de Saúde do Rio e nos siga nas redes sociais!