Publicado em 13/10/2020 - 19:04 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Prefeitura do Rio oferece audioaulas virtuais para alunos da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lança nesta quarta-feira, 14/10, novos conteúdos em áudio para os alunos da Rede Municipal de Ensino continuarem aprendendo e se informando mesmo durante o isolamento social. Desde a suspensão das aulas, em março, a pasta tem se mobilizado para implementar medidas para a continuidade do vínculo do aluno com a rotina escolar. Por meio da plataforma de ensino SME Carioca 2020 e do aplicativo Escola.Rio — que já somam mais de 6,8 milhões de acessos — os alunos do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e dos projetos de correção de fluxo já podem acessar audioaulas exclusivas, por ano de escolaridade. Semanalmente, o material é gravado por professores de escolas municipais da Prefeitura do Rio e publicado nessas plataformas, sempre às segundas-feiras.

Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências são algumas das disciplinas já trabalhadas dentro das audioaulas, respeitando o Currículo Carioca da Rede Municipal de Ensino, com as devidas adaptações e necessidades de cada ano escolar. A ideia é permitir mais proximidade do professor com os alunos, mesmo que virtualmente. As audioaulas duram cerca de 15 minutos por episódio, abrangendo e fazendo referência sempre os conteúdos do Material Didático Carioca, disponível nas plataformas SME Carioca 2020 e Escola.Rio. Clique aqui para acessar as audioaulas: https://anchor.fm/materiaiscariocas/

Os estudantes que realizarem trabalhos propostos no Material Didático Carioca e no Material de Complementação Escolar e que queiram compartilhar podem enviar uma foto para o e-mail: materialcarioca@rioeduca.net. A equipe da SME recebe e compartilha as atividades como incentivo para a continuidade dos estudos.

Outras ações

A Secretaria Municipal de Educação, desde o início da pandemia, pôs em prática outras ações para alcançar os alunos que estão em quarentena, tais como: ampliou o ensino das disciplinas do currículo escolar na programação do Escola.Rio (que vai ao ar na TV aberta pelos canais Band e TV Escola); oferece acesso gratuito à plataforma de estudos Microsoft Teams; disponibiliza pacote de dados de internet gratuitos para os alunos acessarem todos os materiais do aplicativo Escola.Rio, da plataforma SME Carioca 2020 e produtos da Multirio; elabora Material de Complementação Escolar e Material de Interação e Práticas Infantis, com disponibilização de blocos impressos. Além disso, o Instituto Municipal Helena Antipoff também promoveu a adaptação dos materiais impressos para os alunos públicos-alvo da Educação Especial.

• 13 de outubro de 2020