Publicado em 15/04/2020 - 15:40 | Atualizado em 05/05/2020 - 20:02
  • Início/
  • /
  • Prefeitura do Rio começa a segunda fase da campanha de vacinação contra gripe nesta quinta-feira (16/04)
Gestantes e crianças são os grupos de menor adesão até agora à campanha, que termina no dia 30. Foto: Mariana Ramos/ Prefeitura do RioA campanha de vacinação contra a gripe foi ampliada para o público em geral - Arquivo/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dá início nesta quinta-feira, 16 de abril, à segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

Os públicos-alvo desta etapa são os profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, internos do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. Para acessar a lista de doenças crônicas e não-transmissíveis com indicação para vacinação contra a gripe neste ano, clique aqui.

A vacinação será oferecida, inicialmente, nas 233 clínicas da família e centros municipais de saúde, das 8h às 17h. A segunda fase vai até 9 de maio. A campanha que terminaria em dia 22 de maio, teve seu calendário ampliado e seguirá vacinando até 5 de junho.

A SMS esclarece que idosos e profissionais de saúde que ainda não se vacinaram, não precisam se preocupar. Eles podem procurar os postos de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde em qualquer fase da campanha, até 5 de junho.

A primeira etapa de vacinação foi dirigida aos idosos e profissionais de saúde, entre 23 de março e 15 de abril. Ao todo foram imunizadas mais de 989.806 mil pessoas destes grupos prioritários. Deste total, receberam doses 820 mil idosos – sendo 48 mil em domicílio – e 169 mil profissionais de saúde. Com estes números, a SMS alcançou uma cobertura de 86% de vacinação em idosos e 81% de cobertura em profissionais de saúde.

Já no dia 11 de maio, começa a terceira fase da campanha, com mais grupos inseridos: professores das escolas públicas e privadas, crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e mulheres até 45 dias após o parto; indígenas; adultos de 55 a 59 anos; pessoas com deficiência.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Secretaria Municipal de Saúde do Rio e nos siga nas redes sociais!

• 15 de abril de 2020