Obra na Clínica de Saúde da Família do Lameirão está bem avançada, e inauguração será no 2º semestre

Publicado em 21/06/2019 - 14:30 | Atualizado em 24/06/2019 - 14:20
Clínica de Saúde da Família do Lameirão, na Zona Oeste, está com 85% dos trabalhos concluídos. Foto: Maurício Val / Prefeitura do RioClínica de Saúde da Família do Lameirão, na Zona Oeste, está com 85% dos trabalhos concluídos. Foto: Maurício Val / Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, visitou nesta sexta-feira, 21 de junho, a obra de construção da Clínica de Saúde da Família na Estrada do Lameirão, em Campo Grande, Zona Oeste. Quando estiver pronta, a clínica atenderá entre 30 mil e 40 mil habitantes da região.

– Precisamos terminar a parte elétrica, ar-condicionado, e coisas simples do lado de fora também. Os equipamentos já foram comprados, e há equipes que podem ser remanejadas para cá. Cerca de 40 mil pessoas poderão ter a saúde básica e preventiva aqui. Vai ser um benefício enorme. Vamos oferecer à população um serviço de qualidade – destacou Crivella, durante a visita à obra.

O prefeito chamou a atenção para a importância da escolha do nome do novo espaço:

– Vou pedir às lideranças locais que ouçam a população e escolham um nome para a clínica que homenageie alguém da região, algum morador que no passado tenha demonstrado espírito público, amor ao próximo e solidariedade. É para que tenhamos não só a clinica da família aqui, mas também possamos ser inspirados pelo exemplo de quem dará nome a ela – explicou.

O investimento na obra é de R$ 4,5 milhões. A Secretaria municipal de Infraestrutura e Habitação informou que 85% dos trabalhos estão prontos. A inauguração ocorrerá no segundo semestre deste ano. A clínica contará com quatro equipes de saúde da família.

São 860 metros quadrados de área construída na clínica do Lameirão, num terreno com aproximadamente 3 mil metros quadrados. Foto: Maurício Val / Prefeitura do Rio

Inaugurações na atual gestão

Apesar da crise financeira que afeta o país e o Rio de Janeiro, a Prefeitura inaugurou, na atual gestão, oito Clínicas da Família. São elas:

Em 2017:

• Paciência;
  • Santíssimo;
  • Realengo.

Em 2018:

• Maré I;
  • Maré II;
  • Grajaú;
  • Irajá;
  • Cidade de Deus.

As obras de novas clínicas fazem parte da reestruturação da rede de Atenção Primária da Secretaria municipal de Saúde, que prioriza áreas de Índice de Desenvolvimento Social (IDS) mais baixo. As Clínicas da Família são elementos importantes para levar cuidado aos cidadãos dessas áreas mais carentes.

• 21 de junho de 2019