Projeto itinerante divulga vilas olímpicas da Prefeitura com eventos em praças da cidade

Publicado em 29/08/2019 - 19:40 | Atualizado
Moradores da região de Vila Isabel participam de atividade da Vila ItineranteMoradores da região de Vila Isabel participam de atividade da Vila Itinerante. Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

Não faltou disposição, na manhã desta quinta-feira, na Praça Barão de Drummond, em Vila Isabel. Para estimular o uso das vilas olímpicas da Prefeitura, a Subsecretaria Municipal de Esportes e Lazer lançou no espaço público um projeto que vai percorrer a cidade oferecendo aulas de dança e alongamento, além de serviços como verificação de pressão e peso.

Batizado como Vila Itinerante, o projeto ocupará uma praça a cada semana, localizada perto de algum dos equipamentos. O pontapé inicial foi com profissionais da equipe multidisciplinar da Vila Olímpica Arthur da Távola, localizada no bairro eternizado por Noel Rosa. A ação mobilizou cerca de 200 pessoas.

– O objetivo da ação é levar para as ruas atividades já oferecidas nos equipamentos esportivos da Prefeitura e promover o aumento de alunos nas vilas. Além de oferecer lazer ao público em geral, queremos estimular a população a usar esses espaços para atividades, inclusive nos fins de semana – disse o subsecretario Municipal de Esportes e Lazer, Gustavo Freue, que acompanhou a atividade na praça.

Sonia Maria de Paula dos Santos, de 51 anos, frequenta a unidade Arthur da Távola há mais de três anos e considera muito relevante divulgar o trabalho das vilas:

– Faço circuito (educação física) e hidroginástica. Meu filho Theo, de 10 anos, fazia luta e vai começar natação. E, embora seja divulgado, ainda tem muita gente que não sabe que existe a chance de fazer esportes e atividades diversas perto de casa. E o melhor: de graça.

Grupo pratica atividade física na Praça Barão de Drummond
Grupo pratica atividade física na Praça Barão de Drummond. Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

Outra moradora da região, a dona de casa Maria das Graças Gomes, de 71 anos, aprovou o evento:

– Não sabia que tinha aqui pertinho da minha casa um lugar para praticar atividade física de graça. Vou amanhã mesmo lá na vila me inscrever e levar meu neto de 9 anos para realizar o sonho dele de fazer aula de futebol.

A Vila Olímpica Arthur da Távola tem quase dois mil inscritos em 14 modalidades. A próxima ação itinerante será numa área de lazer perto do Polo Jardim Bangu.

Para se inscrever num dos 26 equipamentos esportivos da Prefeitura, basta ir à unidade mais próxima de sua casa, de terça à sexta-feira, das 8h às 17h. Maiores de idade devem levar identidade, comprovante de residência e atestado médico. Para crianças, além da certidão de nascimento é preciso apresentar documento do responsável e a declaração escolar.

• 29 de agosto de 2019