Prefeitura utiliza drone para orientar frequentadores e surfistas nas praias da Zona Sul

Publicado em 17/04/2020 - 17:01 | Atualizado
Alguns surfistas que pegavam onda acabaram saindo do mar após o aparelho acionar os alto-falantes. Foto: Marcelo Piu/Prefeitura

A Prefeitura do Rio, por meio do Disk Aglomeração, percorre nesta sexta-feira (17/04), bairros das zonas Sul e Norte, entre eles Copacabana, Penha, Jardim América, Rocha Miranda e Grajaú. Na Zona Sul, o comboio conta com o auxílio de um drone equipado com alto-falante para orientar a população sobre a importância de ficar em casa e, se precisar sair, manter distância de outras pessoas. No roteiro do sobrevoo, estão Leblon, Ipanema, Copacabana, Flamengo e Largo do Machado.

Drone sobrevoa orla da Zona Sul. Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

No calçadão do Leblon, Ipanema e Copacabana, pela manhã, o equipamento registrou pessoas que insistiam em caminhar juntas e que receberam orientação das equipes do solo. Em outro ponto de Copacabana, alguns surfistas que pegavam onda acabaram saindo do mar após o aparelho acionar os alto-falantes.

Resultado da integração entre IplanRio, Casa Civil e Centro de Operações Rio (COR) e Seop, o uso da tecnologia começou ontem (16/04) pelo calçadão de Campo Grande, o bairro mais demandado pelo serviço municipal de dispersão de grupos de pessoas. Coordenado pela Seop, o Disk Aglomeração atendeu, até esta quinta-feira (16/04), 2.355 chamados. Os bairros mais demandados foram: Campo Grande, Realengo, Bangu, Centro, Santa Cruz, Tijuca, Copacabana, Taquara, Barra da Tijuca e Madureira.

O Disk Aglomeração funciona com base em chamados para a Central 1746 e, há uma semana, utiliza sinais de celulares para detectar pontos de aglomeração, por meio de parceria com a operadora de telefonia TIM e o COR. Para saber mais sobre o funcionamento, acesse: https://bit.ly/2JX4CUV.

Drone equipado com alto-falante orienta a população sobre a importância de ficar em casa. Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Drone falante da Prefeitura estreia em ação do Disk Aglomeração em Campo Grande