Prefeitura fiscaliza comércio de Campo Grande no primeiro dia de bloqueio parcial do calçadão

Publicado em 07/05/2020 - 17:34 | Atualizado
Agentes da Seop fiscalizam comércio em Campo Grande. Foto: Divulgação/SeopAgentes da Seop fiscalizam comércio em Campo Grande. Foto: Divulgação/Seop
A Prefeitura fiscalizou, nesta quinta-feira, 07/05, 14 estabelecimentos comerciais – três foram fechados – e orientou 38 ambulantes a encerrarem suas atividades em Campo Grande, na Zona Oeste. Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), a ação ocorreu em apoio ao primeiro dia de Lockdown parcial no bairro, que lidera os atendimentos do Disk Aglomeração desde o lançamento do serviço, há mais de um mês. Nesta tarde, a força-tarefa segue para o centro comercial de Santa Cruz – outro bairro da Zona Oeste que figura entre os cinco mais demandados pelo Disk Aglomeração.

O Calçadão de Campo Grande foi bloqueado, em ambos os lados, às 5h desta quinta, para restringir a circulação de pedestres, sendo permitido apenas o acesso aos estabelecimentos essenciais.

A fiscalização contemplou todo o centro comercial do bairro, incluindo o próprio calçadão, o entorno da rodoviária e da estação ferroviária, as ruas Viúva Dantas, Aurélio de Figueiredo, Campo Grande, Barcelos Domingos e Augusto de Vasconcelos, as estradas das Capoeiras, Guandu Sapê, Iaraquã, Cachamorra e Monteiro, e o Largo do Corrêa. Durante a operação, as equipes constataram que a maioria dos estabelecimentos (423) já estava fechada, cumprindo o decreto municipal de enfrentamento à pandemia.

Balanços gerais – Iniciadas em 18 de março, as ações diárias integradas pela Seop com foco no comércio resultaram no fechamento de 6.450 estabelecimentos dos 9.242 visitados até esta quarta (06/05). Já o Disk Aglomeração atendeu, ao todo, 4.749 ocorrências, de 31 de março a 6 de maio. Os bairros mais demandados, até ontem, foram: Campo Grande, Bangu, Realengo, Santa Cruz, Taquara, Barra da Tijuca, Centro, Copacabana, Tijuca e Jacarepaguá.

Órgãos – A força-tarefa da Seop conta com efetivos da Subsecretaria de Operações (Subop) da pasta; Guarda Municipal; Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano, vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda; Subsecretaria de Vigilância Sanitária, que integra a Secretaria Municipal de Saúde; e Comlurb, além da Polícia Militar, quando necessário.