Coronavírus: Prefeitura amplia orientação sonora à população com mais 50 veículos da Guarda Municipal

Publicado em 20/04/2020 - 16:35 | Atualizado em 20/04/2020 - 16:56
Os carros da Guarda Municipal com auto falante passam as mensagens para a população de locais estratégicos. Foto: Reprodução de vídeo

A Prefeitura do Rio, por meio da Guarda Municipal, amplia, a partir de hoje, 20/04, as ações de conscientização da população, com mais 50 veículos para emitir alertas sonoros, a fim de reduzir aglomerações e o risco de transmissão pelo novo coronavírus na cidade. Ao todo, a GM conta com 55 veículos e nove megafones para transmitir a mensagem de orientação, sendo cinco deles adaptados com alto falante, que estão à disposição para atendimento de denúncias registradas no Disk Aglomeração.

Os veículos fazem ações diárias de suas respectivas áreas de atuação em toda a cidade, por meio de 15 inspetorias regionais, 12 Grupamentos Especiais e 10 Unidades de Ordem Pública. Quando o carro estiver estacionado, os guardas municipais vão colocar a mensagem gravada com o som do próprio veículo, para reforçar as medidas de isolamento social, higienização de mãos, a distância entre as pessoas e ficar em casa nesse período de pandemia.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal do Rio, inspetor geral José Ricardo Soares, a iniciativa para combater a aglomeração tem surtido efeito quando o carro está ligado perto das pessoas em alguns pontos da cidade.

– Acompanhei os primeiros veículos adaptados nas ruas e vimos que as pessoas acenam positivamente. Precisamos chamar a atenção para esse problema grave de saúde pública que estamos vivendo. Não é o momento de relaxar. Cabe a cada um nós cidadãos fazer a nossa parte, para evitar a disseminação do vírus e cumprir todas as orientações da Prefeitura – destacou o comandante.

Os canais para acessar o Disk Aglomeração são: telefone da Central 1746, site www.1746.rio ou pelo aplicativo de celular 1746.