Prefeitura faz “Blitz da Vida” na região de Jacarepaguá

Publicado em 25/08/2020 - 14:42 | Atualizado em 25/08/2020 - 14:51
Nesta terça, ação conjunta de ordenamento e combate à pandemia está na Taquara, após passar, ontem, pela Freguesia, onde fiscalizou 43 pontos comerciais e atendeu cinco pessoas em situação de rua Foto Divulgação Seop / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), realiza, nesta terça-feira, 25/08, a operação “Blitz da Vida” na Taquara, na Zona Oeste. É o segundo dia consecutivo de ações na região. Ontem, a força-tarefa esteve na Freguesia, onde registrou 43 fiscalizações no comércio, cinco atendimentos à população em situação de rua, e duas remoções de veículos por estacionamento irregular. Iniciado há um mês, o projeto alia ordenamento urbano e outras medidas preventivas de combate à pandemia de Covid-19, como a distribuição de máscaras, em espaços públicos sensíveis a aglomerações durante a retomada. Além da “Blitz”, a Seop integra, nesta terça, ação de ordenamento no bairro da Penha, na Zona Norte.

Balanço da Freguesia – Entre as fiscalizações no comércio da Freguesia, nesta segunda-feira (dia 24), 18 foram em estabelecimentos, sendo 10 inspeções sanitárias, com cinco autuações por falta de insumos (como álcool em gel) e de licença. As outras 25 foram entre ambulantes: além de um notificado, 10 camelôs não tinham autorização e foram orientados a desocupar o espaço público. Os agentes percorreram a Avenida Geremário Dantas (a partir da Estrada do Capenha), trechos das estradas de Jacarepaguá, do Gabinal e dos Três Rios, a Passarela de Jacarepaguá e a Ladeira da Freguesia.

Balanço geral da “Blitz” – Em um mês, de 21/07 a 21/08, a “Blitz” já resultou em 1.250 fiscalizações e orientações a estabelecimentos comerciais (587) e ambulantes (663), e 596 abordagens a pessoas em situação de rua, com 171 acolhimentos. A força-tarefa contabiliza ainda 346 multas de trânsito por diversas irregularidades, com 139 veículos removidos por estacionamento irregular; e retirada de mais de 30 toneladas de resíduos sólidos. O levantamento corresponde à atuação em sete bairros: Centro, Copacabana, Ipanema, Leblon, Campo Grande, Santa Cruz e Tijuca.

Órgãos – Todas as ações conjuntas são planejadas pela Subsecretaria de Operação (Subop) da Seop e contam, de acordo com a necessidade operacional, com efetivos da Guarda Municipal, e das coordenadorias de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), Especial de Transporte Complementar (CETC) e de Cuidado e Prevenção às Drogas (CPD), ligadas à pasta; Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano (da Secretaria Municipal de Fazenda); Subsecretaria de Vigilância Sanitária (da Secretaria Municipal de Saúde); Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos; Comlurb; e Polícia Militar.