Blitz da Vida da Prefeitura atua pelo terceiro dia seguido no Centro

Publicado em 23/07/2020 - 17:16 | Atualizado em 23/07/2020 - 17:26
Equipes da Blitz da Vida percorreram Praça XV e entorno. Foto: divulgação / Seop

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), realiza nesta quinta-feira, dia 23/07, mais uma “Blitz da Vida”, no Centro da cidade. É o terceiro dia consecutivo da operação, que reforça o combate ao novo coronavírus durante a retomada, na região. Hoje, as equipes atuam na área da Praça XV e entorno, após passar nos últimos dias por outros pontos, como a Central do Brasil, Cinelândia, Largo da Carioca, Lapa e Rua Riachuelo. O projeto tem como diferencial aliar as ações de ordenamento no comércio e trânsito com o atendimento à população em situação de rua e outras medidas preventivas, como a distribuição de máscaras e desinfecção de ambientes.

O segundo dia da “Blitz”, nesta quarta, 22/07, nas áreas da Cinelândia, Largo da Carioca, Lapa e Rua Riachuelo, resultou em um restaurante interditado por condições precárias de higiene, dez ambulantes fiscalizados (dois deles multados e seis não autorizados orientados a se retirar), quatro veículos removidos por estacionamento irregular, 14 acolhimentos à população em situação de rua, e retirada de três toneladas de resíduos sólidos das ruas.

Coordenada pela Subsecretaria de Operações (Subop) da Seop, a ação conta com profissionais da Guarda Municipal e das coordenadorias de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), Especial de Transporte Complementar (CETC, que fiscaliza vans e kombis de passageiros) e de Cuidado e Prevenção às Drogas (CPD), também ligadas à Seop; Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH); Coordenadoria de Controle Urbano (CCU, da Secretaria Municipal de Fazenda); Subsecretaria de Vigilância Sanitária (Subvisa, da Secretaria Municipal de Saúde); e Comlurb.

Ação na rodoviária teve 26 fiscalizações a ambulantes e estabelecimentos

Nesta quarta-feira, 22/07, outra força-tarefa coordenada pela Seop, como parte das ações diárias coordenadas pela pasta desde o início da pandemia, atuou durante todo o dia na Rodoviária Novo Rio e entorno. A operação teve como foco a fiscalização do comércio e trânsito, reunindo, para isso, agentes da Guarda Municipal e das coordenadorias de reboques e de transporte complementar, Controle Urbano e Vigilância Sanitária.

Como saldo da operação, que passou pela rodoviária, sob os viadutos no entorno, pelas ruas Equador e Santo Cristo, e pelo Terminal Padre Henrique Otte, foram fiscalizados 22 ambulantes, quatro multados por trabalharem em desacordo com a autorização e 13 não legalizados orientados a desocupar o espaço público. Pela manhã, quatro estabelecimentos passaram por inspeção sanitária, com dois deles autuados. No trânsito, foram registradas 84 infrações e 10 veículos foram removidos por estacionamento irregular. Já a Comlurb recolheu quase duas toneladas de resíduos na região.