Professores de inglês da rede municipal do Rio farão intercâmbio nos EUA e no Canadá

Publicado em 17/06/2019 - 13:29 | Atualizado
Com a secretária municipal de Educação, Talma Suane, os professores selecionados para intercâmbio nos EUA e no Canadá. Foto: divulgaçãoCom a secretária municipal de Educação, Talma Suane, os professores selecionados para intercâmbio nos EUA e no Canadá. Foto: divulgação

Trinta e três professores de língua inglesa de escolas municipais da Prefeitura do Rio de Janeiro viajarão para Estados Unidos e Canadá, com tudo pago, custeados por bolsas de estudo de dois grandes programas de intercâmbio internacional: o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI) e o Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá. Motivados e preparados pela Secretaria Municipal de Educação, os professores foram escolhidos entre os melhores do Brasil pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação nos dois programas que visam a promover a capacitação de professores para o pleno exercício nas escolas públicas das redes estadual, municipal e distrital. O grupo viaja a partir do dia 28 de junho para um período de 40 dias de aprendizagem no exterior. A equipe de Língua Inglesa e do Programa Bilíngue da SME preparou os professores para disputar o intercâmbio, dentro do escopo das ações motivadoras desenvolvidas pela secretaria.

Os participantes receberão passagens aéreas, ajuda de custo, reembolso da solicitação de visto americano, seguro saúde, deslocamento, alojamento, alimentação, taxas escolares e materiais didáticos.Nesta sexta-feira, 14/6, em homenagem a estes profissionais, a secretária municipal de Educação, Talma Romero Suane, convocou os futuros intercambistas para um encontro na sede da Prefeitura do Rio. Diretores de escolas e chefias das Coordenadorias Regionais de Educação se reuniram aos colegas e compartilharam expectativas, experiências e objetivos da viagem.

— A Educação vai bem quando colocamos nas escolas uma equipe com boas ideias e com olhar para os alunos. Fico feliz em saber que vocês são professores, assim como eu, empenhados em melhorar como profissionais e seres humanos, capacitados para oferecer o melhor aos alunos — disse a secretária Talma.

Após curso, melhoria na sala de aula

A professora Sonja Helena Voitovitch, que leciona na Escola Municipal Sarmiento, no Engenho Novo, vai estudar na Georgia State University, em Atlanta. Para ela, a chance vai permitir trazer mais conhecimentos e práticas para a sala de aula.

— Receber a oportunidade de estudar fora para melhorar no quesito metodológico é muito gratificante. A Prefeitura nos apoiou desde que recebemos a notícia, facilitando a nossa liberação porque o resultado para os nossos alunos pode ser muito positivo na nossa rede. O programa é todo personalizado e, por isso, acredito que vamos ter um impacto positivo para elaborar aulas mais modernas, trabalhando o aluno na realidade dele — acredita a professora.

A seleção começou em fevereiro deste ano. Para a assessora do programa Bilíngue da Coordenação de Educação Básica, Michelle Valadão Almeida, a experiência fora do país ultrapassa a ampliação da formação profissional e permite que os professores, no retorno à sala de aula, motivem os alunos das escolas municipais na aquisição de uma nova língua.

— A ida desses profissionais permite que a Secretaria de Educação planeje ações a partir do intercâmbio de ideias e saberes deles. Quando eles entram em contato com algo novo, vão poder dividir o que eles sabem e absorver experiências inovadoras de outros brasileiros e estrangeiros. Após a chegada ao Brasil, vamos mapear, de forma coletiva, esses professores, e direcionar esse aprendizado para a aplicação do ensino de Língua Inglesa nas escolas municipais — garantiu Michelle, uma das responsáveis pelo ensino bilíngue na rede.

Sobre o programa de intercâmbio

Entre os professores que cursarão o intercâmbio nos Estados Unidos, 32 são do município do Rio e foram selecionados para parte das 486 bolsas oferecidas pela Capes através da Comissão Fullbright Brasil, instituição americana que há 73 anos já forneceu mais de 370 mil bolsas de estudo para cidadãos norte-americanos e de outros 150 países, como o Brasil.

Já para o Canadá, a professora Lívia Mergulhão da Cunha, que leciona na Escola Municipal Poeta Mário Quintana, no bairro do Anil, foi a escolhida da rede municipal para o intercâmbio, aprovada em 1º lugar no Sudeste. O curso é organizado pela Colleges and Institutes Canada (CICan) e a Capes.

• 17 de junho de 2019