Prefeitura do Rio disponibiliza telefones para agendamento do Passe Livre a pessoas com deficiência

Publicado em 27/05/2020 - 11:39 | Atualizado em 27/05/2020 - 11:44
Passe livre: telefone está disponível para agendamento de pessoascom deficiência. Foto: reprodução

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia (SMDT), disponibilizou uma central telefônica para agendamento dos serviços do setor do Passe Livre Municipal, que funciona no Ciad Mestre Candeia.

A secretaria ressalta que, a partir dessa semana, os atendimentos presenciais terão – obrigatoriamente – de ser marcados por telefone. NÃO haverá atendimento sem agendamento prévio, evitando assim aglomeração no CIAD.

O agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, nos números: 98909-1385 ou 98909-1367. A central de atendimento esclarecerá todas as dúvidas em relação a documentação necessária a ser apresentada no dia do atendimento.

Os serviços prestados no setor do Passe Livre são:

– informações e esclarecimento de dúvidas sobre o Riocard Especial;

– alterações no cartão Riocard Especial (necessidades de aumento de passagens para pacientes crônicos, inclusão de acompanhantes, entre outras alterações);

– solicitação e revalidação do cartão Riocard Especial para pessoas que NÃO moram no município do Rio de Janeiro.

Quem tem direito à gratuidade

Destaca-se ainda que esse atendimento é realizado pela SMDT, diferente dos serviços do Riocard, que também funciona no CIAD e está com as atividades temporariamente suspensas. Para informações sobre serviços do Riocard, entrar em contato pelo número: 2127-4000.

De acordo com o Decreto nº44.728 de 12 de junho de 2018, o direito à gratuidade se restringe às pessoas com deficiência (deficiência física, deficiência auditiva, deficiência visual, deficiência intelectual, transtorno do espectro autista, associação de duas ou mais deficiências) com laudo médico e pacientes crônicos, que estejam comprovadamente em tratamento de saúde.

Pessoas surdas ou com deficiência auditiva podem utilizar o atendimento da Central Carioca de Intérpretes de Libras no Whatsapp do número: 98909 1373.