Prefeitura fecha dois lava a jatos irregulares na Zona Oeste

Publicado em 09/10/2020 - 19:09 | Atualizado
Este é o segundo dia seguido de ações para coibir a atividade ilegal. Somente neste semestre, Seop registrou 34 ligações clandestinas de água e de energia elétrica em operações do tipo. Foto: Divulgação/Seop

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), realizou, nesta sexta-feira, 09/10, pelo segundo dia consecutivo, ação contra lava a jatos irregulares, fechando dois deles na Zona Oeste. Com a participação de diversos órgãos municipais, Cedae e Light, a força-tarefa checou denúncias na Rua Francisco de Paula, em Jacarepaguá, e no Itanhangá, onde foram desativadas quatro ligações clandestinas de água e uma de energia elétrica. As equipes orientaram ainda cinco ambulantes e recolheram 2,3 toneladas de resíduos sólidos.

Ontem, dia 08/10, outro lava a jato irregular foi encerrado em Marechal Hermes, na Zona Norte. No local, foram identificados e cortados dois pontos de furto de água que também abasteciam cinco quiosques, todos notificados. Somente neste segundo semestre, ações conjuntas integradas pela Seop contra a atividade ilegal desfizeram 34 “gatos” em diversos bairros.

Com planejamento da Subsecretaria de Operações (Subop) da Seop, a ação conjunta desta sexta contou com efetivos da Guarda Municipal, Cedae, Light, Comlurb, Coordenadoria de Controle Urbano (da Secretaria Municipal de Fazenda), e da Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques da Seop.

Histórico

– Desde 18/08, foram desfeitas 34 ligações clandestinas de água e de energia elétrica em diversos bairros. Durante as ações, também foram recolhidas mais de 4,8 toneladas de resíduos sólidos (como caixas d’ água e outros recipientes, papelão, madeira e lonas), que obstruíam calçadas e parte de vias. Em um dos lava a jatos, a Comlurb recuperou três contêineres da companhia. Cinco veículos foram multados por estacionamento irregular, um deles removido. Neste ano, ao todo, foram 14 operações conjuntas contra esse tipo de atividade irregular na Tijuca, Vila Isabel, Caju, Taquara, Campinho, Benfica, Mangueira, Botafogo, Deodoro, Guadalupe, Marechal Hermes, Itanhangá e Jacarepaguá.

Links para imagens

Fotos:

https://www.flickr.com/photos/188084983@N05/albums/72157716327964957 (Jacarepaguá)

Vídeo:

https://www.flickr.com/photos/188084983@N05/albums/72157716314802267 (Marechal Hermes)

• 9 de outubro de 2020