Prefeitura e Estado somam esforços em ação noturna no Centro da cidade, nesta quarta (14/10)

Publicado em 14/10/2020 - 14:57 | Atualizado

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), promove na noite desta quarta-feira (14/10) operação inédita de ordenamento em parceria com o Governo do Estado, no Centro da cidade. A ação conjunta reunirá efetivos do programa municipal “Blitz da Vida” com o estadual “Marcha pela Cidadania e Ordem”. O objetivo é somar os esforços das duas esferas de governo no enfrentamento à pandemia de Covid-19 nesta fase de retomada.

A megaoperação contará com diversos órgãos municipais envolvidos na fiscalização do comércio e do trânsito, atendimento à população em situação de rua e limpeza urbana, em um trabalho integrado com as forças de segurança.

Blitz da Vida

Em 12 semanas, de 21/07 a 09/10, a “Blitz da Vida” – projeto da Prefeitura do Rio com foco no enfrentamento à pandemia de Covid-19 em áreas sensíveis a aglomerações durante a retomada – registrou, em 55 ações conjuntas, mais de 2,2 mil fiscalizações e orientações a estabelecimentos comerciais e ambulantes, e 1.042 abordagens a pessoas em situação de rua, com 249 acolhimentos.

A força-tarefa contabiliza ainda mais de 650 multas de trânsito por diversas irregularidades, com 289 remoções de veículos por estacionamento irregular e 244 autuações a vans e kombis do transporte complementar; e retirada de mais de 70 toneladas de resíduos sólidos. O levantamento corresponde à atuação em 16 bairros: Centro, Copacabana, Ipanema, Leblon, Campo Grande, Santa Cruz, Tijuca, Freguesia de Jacarepaguá, Taquara, Praça Seca, Madureira, Cascadura, Méier, Barra da Tijuca, Flamengo e Botafogo.

Em caso de interesse da imprensa: os porta-vozes estarão a partir das 19h no  Centro de Operações Rio (COR), na Rua Ulysses Guimarães, 300, Cidade Nova, ponto de encontro do comboio*.

• 14 de outubro de 2020