Publicado em 15/10/2020 - 11:25 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Ação conjunta entre Prefeitura e Estado teve 96 abordagens a pessoas em situação de rua na noite desta quarta (14)
Coordenada pela Seop, operação inédita reuniu efetivos do programa municipal “Blitz da Vida” com o estadual “Marcha pela Cidadania e Ordem” Foto Marco Antonio Rezende/ Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), registrou 96 abordagens a pessoas em situação de rua, na noite desta quarta-feira, 14/10, em operação inédita de ordenamento em parceria com o Governo do Estado, no Centro da cidade. Os atendimentos resultaram em três acolhimentos, incluindo de um adolescente, e três encaminhamentos para retirada de documentos. A ação conjunta reuniu efetivos do programa municipal “Blitz da Vida” com o estadual “Marcha pela Cidadania e Ordem”, tendo como objetivo a soma de esforços das duas esferas de governo para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 nesta fase de retomada.

Com planejamento da Subsecretaria de Operações (Subop) da Seop, a megaoperação contou com cerca de 50 agentes municipais e estaduais. Pela Prefeitura, participaram efetivos da Guarda Municipal, da Coordenadoria de Controle Urbano (órgão da Secretaria Municipal de Fazenda que fiscaliza o comércio ambulante), da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, e da Coordenadoria de Cuidado e Prevenção às Drogas (ligada à própria Seop). Já pelo Estado, atuaram agentes civis e assistentes e educadores sociais da Fundação Leão XIII e das secretarias de Governo e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, além do Centro Presente e do 5º BPM.

O roteiro contemplou a Central do Brasil (incluindo o Terminal Procópio Ferreira), Cinelândia, Candelária e Largo da Carioca, passando por importantes vias, como as avenidas Presidente Vargas, Rio Branco e Almirante Barroso.

– A parceria da Prefeitura com o Governo do Estado traz para a cidade mais uma ação em prol da ordem pública e do bem-estar da população. Juntos, o Blitz da Vida e a Marcha pela Cidadania e Ordem ampliam as opções voltadas ao combate à pandemia e manutenção do espaço urbano em regiões sensíveis e estratégicas. O objetivo é mantermos esta união de esforços para beneficiar outras áreas – explicou o secretário municipal de Ordem Pública, Alessandro Carracena.

O subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Estado da Casa Civil, Antônio Carlos dos Santos, também reforçou a importância da integração.

– Conforme recomendou o Governador em exercício, Claudio Castro, temos atuado de forma integrada com órgãos municipais, federais e estaduais. Recentemente estivemos juntos numa ação na Praça da Cruz Vermelha que foi um sucesso e continuaremos trabalhando juntos pelo bem de todos. Quem ganha com essa integração é o cidadão! – destacou Santos.

Sobre a Blitz da Vida – Em 12 semanas, de 21/07 a 09/10, a “Blitz da Vida” – projeto da Prefeitura do Rio com foco no enfrentamento à pandemia de Covid-19 em áreas sensíveis a aglomerações durante a retomada – registrou, em 55 ações conjuntas, mais de 2,2 mil fiscalizações e orientações a estabelecimentos comerciais e ambulantes, e 1.042 abordagens a pessoas em situação de rua, com 249 acolhimentos. A força-tarefa contabiliza ainda mais de 650 multas de trânsito por diversas irregularidades, com 289 remoções de veículos por estacionamento irregular e 244 autuações a vans e kombis do transporte complementar; e retirada de mais de 70 toneladas de resíduos sólidos. O levantamento corresponde à atuação em 16 bairros: Centro, Copacabana, Ipanema, Leblon, Campo Grande, Santa Cruz, Tijuca, Freguesia de Jacarepaguá, Taquara, Praça Seca, Madureira, Cascadura, Méier, Barra da Tijuca, Flamengo e Botafogo.

• 15 de outubro de 2020