Publicado em 24/08/2020 - 15:51 | Atualizado em 25/08/2020 - 10:29
  • Início/
  • /
  • Prefeitura do Rio lança vídeo para celebrar versão bilíngue de canção de Tom Jobim em canal voltado para alunos
Andre Gimaranz, músico convidado, apresenta nesta terça-feira, 25/8, a música “Wave” para os 641 mil alunos na Sala de Leitura Virtual da SMEAndre Gimaranz, músico convidado, apresenta nesta terça-feira, 25/8, a música “Wave” para os 641 mil alunos na Sala de Leitura Virtual da SME

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai publicar nesta terça-feira, 25/8, um vídeo inédito na Sala de Leitura Virtual da SME – canal criado pela Gerência de Leitura da pasta que tem levado aprendizado, histórias e música para os mais de 641 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino durante a quarentena. Os alunos que acessarem o canal de vídeos vão conhecer a versão bilíngue da canção “Wave”, de Tom Jobim. A música será interpretada pelo músico e arranjador Andre Gimaranz, parceiro da SME, que produziu um formato em inglês e em português da canção utilizando elementos da faixa instrumental original nos dois idiomas. Ambas as letras foram escritas pelo próprio Tom Jobim. A ação segue os trabalhos do projeto Tom nas Escolas, uma parceria entre a SME e o Instituto Antônio Carlos Jobim, que tem proporcionado uma experiência imersiva na obra do músico brasileiro dentro do programa Orquestra nas Escolas da Prefeitura do Rio.

A versão bilíngue de “Wave” é trabalhada, neste momento, com os alunos da Rede Municipal de Ensino, através de múltiplas linguagens, por meio da plataforma Escola.Rio. A canção foi gravada inicialmente como instrumental no disco homônimo lançado nos Estados Unidos pelo selo Verve, em 1967.

Desde março, quando foi lançada, a Sala de Leitura Virtual da SME acumula mais de 32,6 mil visualizações e 115 vídeos publicados. Os 641 mil estudantes que estão em isolamento social podem acessar o canal para receber os conteúdos publicados semanalmente.

Professores, escritores, músicos e outros parceiros têm contribuído para a produção de conteúdo da Salde Leitura Virtual. Toda semana, são enviados vídeos para a equipe da Gerência de Leitura focados na promoção da leitura, da literatura e da cultura, pensados especialmente em todos os anos de ensino atendidos pela Rede Municipal: da Educação infantil ao Ensino de Jovens e Adultos. Também já enviaram vídeos para a Sala de Leitura: os imortais da Academia Brasileira de Letras, como Arnaldo Niskier e Nélida Piñon, o escritor Pedro Bandeira, o bisneto do escritor Monteiro Lobato, Ricardo Monteiro Lobato e o diretor de cinema Cacá Diegues.

O material on-line poderá ser acessado através da Sala de Leitura Virtual da SME: (http://www.youtube.com/c/SaladeLeituraSMECarioca).

Sala de Leitura

A Sala de Leitura Virtual foi lançada há cinco meses, no começo da quarentena imposta pela Covid-19, para levar mais leitura e conhecimento aos estudantes da Prefeitura do Rio. O canal proporciona a continuidade no trabalho de leitura, que em situação convencional estaria permeando o aprendizado nas 1.541 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. Com a publicação semanal, os professores são convidados a indicar o canal e apresentar o conteúdo aos alunos. O resultado positivo tem trazido até mesmo estudantes de outras redes de ensino e anos escolares para acompanhar o conteúdo gratuito da programação.

No aplicativo SME Carioca 2020

Para dinamizar e ampliar o alcance dos vídeos do canal, a Sala de Leitura Virtual também está na plataforma de estudos SME Carioca 2020, que já conta com mais de 6,2 milhões de acessos e tem permitido aos estudantes da maior rede municipal de ensino da América Latina darem continuidade aos estudos em casa. O link está disponível na área de Sala de Leitura, que também conta com os seguintes conteúdos: livros para leitura livre – disponibilizados para download gratuito – e desafios e atividades. Acesse aqui o aplicativo: https://app.vc/smecarioca2020.

A plataforma também pode ser acessada pelo aplicativo Escola.Rio, lançado recentemente pela SME com uma série de funcionalidades para pais e alunos. Os estudantes da Rede Municipal de Ensino ainda contam com uma grande vantagem ao acessar o aplicativo Escola.Rio: não terão gasto com o consumo de dados de sua conexão, pois a Prefeitura oferece o serviço de navegação gratuitamente.

• 24 de agosto de 2020