Publicado em 21/08/2020 - 15:28 | Atualizado em 21/08/2020 - 16:16
  • Início/
  • /
  • Blitz da Vida na Tijuca: em uma semana, força-tarefa contra a pandemia já fiscalizou mais de 270 pontos comerciais e abordou 68 pessoas em situação de rua
Ação continua nesta sexta-feira, 21/08, no bairro da Zona NorteAção continua nesta sexta-feira, 21/08, no bairro da Zona Norte. Crédito: Divulgação Seop / Prefeitura do Rio

Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), já registrou, em uma semana de “Blitz da Vida” na Tijuca, na Zona Norte, 273 fiscalizações em pontos comerciais (entre estabelecimentos e ambulantes), 38 remoções de veículos por estacionamento irregular, 68 abordagens a pessoas em situação de rua, retirada de cerca de sete toneladas de resíduos sólidosA ação conjunta prossegue nesta sexta-feira, 21/08, pelo quinto dia consecutivo no bairro, o sétimo contemplado com o projeto que alia ações de ordenamento e demais medidas preventivas de combate à pandemia de Covid-19, como distribuição de máscaras, em espaços públicos sensíveis a aglomerações durante a retomada.

Em quatro dias de operação, de segunda a quinta-feira, 1a 20/08, entre as 107 fiscalizações em diversos estabelecimentos (lanchonetes, hortifrútis, óticas e outros), 54 foram sanitáriasresultando em 15 autuações por ausência de insumos, como álcool em gel, e falta de licenciamento. Cinco estabelecimentos também foram autuados por fiscais de atividades econômicas da Prefeitura.

Já no comércio ambulante, foram 166 fiscalizações e orientações, com seis multas por atuação fora do ponto, ausência de titular e auxiliar cadastrados, e excesso de mercadoriasOs agentes apreenderam ainda cinco bancos de plástico, uma mochila, artigos de armarinho, óculos de sol, placas, carrocinha de churrasco e 15 quilos de frutasEntre os ambulantes fiscalizados, 20 atuavam em uma feira irregular que foi desmontada. No trânsito, foram registradas ao todo 80 infrações, com 38 veículos removidos por estacionamento irregular.

Roteiro – As equipes percorreram, até agora, as praças Afonso Pena Saens Pena, entorno do Tijuca Off Shopping, a Rua Conde de Bonfim (entre as ruas do Matoso e Dr. Otávio Kelly)as avenidas Maracanã e Heitor Beltrãoe as ruas Uruguai, José Higino, Barão de Mesquita, Santo Afonso, São Francisco Xavier (entre a Mariz e Barros e o Largo da Segunda-Feira), Almirante Cóchrane, General Roca, Aguiar e Haddock Lobo.

Balanço da Blitz – Em quatro semanas, de 21/07 a 14/08, a “Blitz da Vida” passou por seis bairros: Centro; Copacabana, Ipanema e Leblon, na Zona Sul; e Campo Grande e Santa Cruz, na Zona Oeste. Resultado: 928 fiscalizações e orientações a estabelecimentos comercias (461) e ambulantes (467). No trânsito, foram aplicadas 307 multas, entre elas 114 a veículos do transporte complementar (vans e kombis), com dois removidos, e 148 por estacionamento irregular, com 93 remoçõesTambém foram abordadas 457 pessoas em situação de rua, com 122 acolhimentos, e recolhidas mais 22 toneladas de resíduos sólidos.

Outros números – Desde o início das ações de combate à pandemia, em 18 de março, a Seop já integrou mais de 475 operações conjuntas em toda a cidade. Até 19 de agosto, foram fiscalizados 38.526 estabelecimentos, com 28.003 pontos comerciais fechados. Além disso, foram atendidas 11.251 ocorrências pelo Disk Aglomeração, que funciona com base em chamados à Central 1746.

Órgãos – Coordenadas pela Subsecretaria de Operação (Subop) da Seop, as ações contam, de acordo com a necessidade operacional, com efetivos da Guarda Municipal, e das coordenadorias de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), Especial de Transporte Complementar (CETC) e de Cuidado e Prevenção às Drogas (CPD), todas ligadas à pasta; Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano (da Secretaria Municipal de Fazenda); Subsecretaria de Vigilância Sanitária (da Secretaria Municipal de Saúde); Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos; Comlurb; e Polícia Militar.

• 21 de agosto de 2020