Patrulha ambiental resgata pinguim na Praia de São Conrado

Publicado em 31/08/2020 - 21:24 | Atualizado
Este é o sexto animal resgatado pelos agentes na orla da cidade desde junho. Foto: Divulgação/Guarda Municipal

A Prefeitura do Rio, por meio de guardas municipais e agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, resgatou um pinguim na noite desta segunda-feira (31/08) que apareceu na Praia de São Conrado, Zona Sul do Rio.

Encontrado por banhistas que jogavam vôlei na praia, o animal foi resgatado após a patrulha ambiental receber a solicitação registrada na Central 1746. A equipe recebeu o pinguim e o levou para a base da patrulha ambiental, onde permanecerá sob os cuidados dos agentes ambientais durante a madrugada.

A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos já foi acionada e levará o pinguim na manhã de terça-feira, dia 1, para ser examinado por um veterinário e ficará em um local adequado até a sua recuperação.

Este é o sexto pinguim resgatado pelos agentes na orla do Rio desde julho. Os outros cinco casos ocorreram nas praias da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, nos dias 27 e 28 de junho; 7, 12 e 27 de julho, respectivamente.

A patrulha ambiental é formada por fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e guardas municipais do Grupamento de Defesa Ambiental. A Prefeitura do Rio orienta a população a acionar a patrulha por meio da Central 1746, caso flagrem animais silvestres em área urbana na cidade do Rio ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat para um resgate seguro. O manuseio não é aconselhável e muito menos tentar afugentá-los, pois pode agravar qualquer lesão que os animais apresentem. A Central 1746 funciona 24 horas.

• 31 de agosto de 2020