Patrulha ambiental resgata jiboia e cachorro do mato em diferentes pontos da cidade

Publicado em 01/10/2020 - 16:16 | Atualizado

A Prefeitura do Rio, por meio da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou nesta quinta feira, dia 1, resgates de dois animais silvestres (jiboia e cachorro do mato) em diferentes pontos da cidade.

Na manhã desta quinta-feira, os guardas municipais do Grupamento de Defesa Ambiental encontraram uma jiboia em uma via interna do Parque Estadual da Chacrinha, em Copacabana, Zona Sul do Rio, se aproximando dos visitantes. Os agentes realizaram o resgate do animal e constataram que ela estava saudável e a devolveram à natureza, no alto do parque, em uma área de vegetação fechada.

No início da tarde, um cidadão encontrou um cachorro do mato bastante debilitado próximo ao Parque Estadual do Mendanha, Zona Oeste do Rio, e o levou dentro de uma caixa para a base do Grupamento de Defesa Ambiental que fica dentro do parque. Em seguida, a patrulha ambiental foi acionada pelos guardas, que fizeram o resgate do animal, sendo necessário levá-la para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) da Universidade Estácio de Sá.

A patrulha ambiental é formada por fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e guardas municipais do Grupamento de Defesa Ambiental. A Prefeitura do Rio orienta a população a acionar a patrulha por meio da Central 1746, caso flagrem animais silvestres em área urbana na cidade do Rio ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat para um resgate seguro. O manuseio não é aconselhável e muito menos tentar afugentá-los, pois pode agravar qualquer lesão que os animais apresentem. A Central 1746 funciona 24 horas.

• 1 de outubro de 2020