Semana da Alfabetização para Rede Municipal começa nesta quarta-feira

Publicado em 22/09/2020 - 18:04 | Atualizado em 22/09/2020 - 20:02
Prefeitura promove Semana da Alfabetização. Divulgação/Prefeitura

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará de 23/9 a 25/9, uma série de debates virtuais para celebrar a VIII Semana da Alfabetização da Rede Municipal de Ensino. Em 2020, o tema central será: “Tempo(s) e Movimento(s) na Alfabetização”. Professores, alunos, escritores, músicos, acadêmicos e parceiros convidados estarão em rodas de debates virtuais com o objetivo de desenvolver e ampliar as discussões a respeito dos rumos de uma educação plural e desafiadora na atualidade no mês em que se comemora o Dia Internacional da Alfabetização (8/9). A escritora Conceição Evaristo e o programa Orquestra nas Escolas são dois dos destaques do evento, que tem participação livre e gratuita para todos os profissionais da Educação e público em geral.

A ideia é construir, coletivamente, uma narrativa dos diversos processos de alfabetização vivenciados pelos professores e alunos nas escolas públicas municipais do Rio. A ação foi organizada pela Coordenadoria de Ensino Fundamental da SME e será transmitida, ao vivo, pelo canal da Multirio na internet (https://www.youtube.com/playlist?list=PLPdaje007PVgnwvqR02CmnjRW-Z-YXz_1), com mediação do professor Pedro Bárbara.

A VIII Semana de Alfabetização tem como público-alvo: representantes das Gerências de Educação das Coordenadorias Regionais de Educação; Direção; Coordenadores Pedagógicos; Professores Regentes de turmas de 1º, 2º e 3º anos; Projeto Carioquinha; professores de Sala de Leitura, de Música, de Educação Física, de Artes e Língua Estrangeira; Professores Orientadores e Professores Regentes do PEJA I (Blocos 1 e 2).

Programação

Após a abertura do evento pela Secretária Municipal de Educação, a professora Talma Romero Suane, o primeiro debate, das 9h às 10h30 do dia 23/9, será entre as professoras Ludmila Thomé e Denise Resende. Elas debaterão “Vozes alfabetizadoras: Tempo(s) e Movimento(s) na Alfabetização”. Após, virá a prática cultural do programa Orquestra nas Escolas, que tem oferecido, desde 2017, prática musical para milhares de alunos das escolas municipais do Rio. Neste dia, os professores de música Dalmo Mota e Aline da Paz falarão sobre “Ritos, ritmos e melodias alfabetizadoras”, às 11h, seguido de prática cultural de literatura de cordel – Mestre Lobisomen; e as professoras Cláudia Linhares e Flavia Abreu trabalharão “Diálogos sobre a diversidade e os caminhos da inclusão na alfabetização”, finalizando com a prática cultural do ballet de cadeira de roda da 10ª CRE.

A quinta-feira, 24/9, terá as professoras-autoras Sonia Rosa e Ana Soares – cujas obras são trabalhadas nas aulas com alunos da Rede Municipal – e o escritor Otávio Júnior – conhecido como “o livreiro do Alemão”. Os convidados debaterão “A descoberta dos textos: a literatura em suas muitas direções”, às 9h, seguido de prática cultural “Manyah canta Tom Jobim”; e “Alfabetização socioemocional: o afeto, o cuidado e a ação”, debatido por Marisangela Siqueira, às 11h, seguido da prática cultural do projeto Sinta o Som.

Na quinta-feira, 24/9, às 18h, os professores Daniel de Oliveira, Patrícia Viana, Marcia Cazer e Valéria Poubell conversam sobre “A alfabetização enquanto processo emancipador dos sujeitos da EJA – compartilhando experiências das Rodas de Leitura na Educação de Jovens e Adultos”. A célebre escritora Conceição Evaristo é uma das convidadas de destaque do dia. A autora do livro de contos “Olhos d´água”, que também é professora, vai falar sobre sua trajetória enquanto educadora e alfabetizadora de jovens e adultos na roda.

Na sexta-feira, 25/9, o dia começa às 9h, com uma conversa entre três professores sobre “Criança Autora & Conversa com Autor: produzindo livros em turmas de alfabetização”. O professor e escritor Renato Noguera vai responder perguntas enviadas por crianças da Rede Municipal de Ensino e as professora Raquel Moraes e Larissa Manhães debaterão o tema da roda. Na sequência, será apresentada a prática cultural do projeto das alunas da Rede Municipal de Ensino intitulado como “Pretinhas Leitoras”.
Depois, às 11h, os professores Douglas Neves, Flávio Nascimento, Renan Alcântara e Gustavo Custódio irão debater “Outros saberes, espaços e linguagens na alfabetização”. A prática cultural será a exibição da animação semifinalista do Festival MultiRioFilme2019, “Nau Catarineta”. A programação será encerrada às 15h com “Letramento Científico com práticas pautadas na diversidade étnico-racial” apresentada por Ricardo Fernandes, Samanta Alves e Carolline Sotero. A última prática cultural será Jongo da Serrinha.

Semana da Alfabetização nas redes

Além do debate, os profissionais da Rede Municipal de Ensino, foram incentivados a publicar nas suas redes sociais seus trabalhos com turmas de alfabetização usando a hashtag #VIIISEMANADEALFA2020. Dessa forma, foi possível indexar conteúdos de professores das escolas municipais em momentos significativos em sala de aula no Facebook, Twitter e Instagram pessoais e institucionais. Até o dia 30/9, as publicações que usarem a hashtag ficarão fixadas no mural do site da VIII Semana da Alfabetização (http://www.multi.rio/semanadealfa2020).

VIII Semana da Alfabetização – “Tempo(s) e Movimento(s) na Alfabetização”
De 23/9 a 25/9, das 9h às 19h30
Mais informações: http://www.multi.rio/semanadealfa2020