Publicado em 21/09/2020 - 20:05 | Atualizado em 22/09/2020 - 08:52
  • Início/
  • /
  • Professores da Prefeitura do Rio e o escritor Júlio Emílio Braz destacam a importância da escola em vídeo na Sala de Leitura Virtual
Nesta semana, canal da SME na internet trará também uma nova versão de ‘A Branca de Neve’ e uma aula sobre gêneros literários

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lança nesta terça-feira, 22/9, três novos vídeos no canal Sala de Leitura Virtual, na internet, para os estudantes das escolas municipais assistirem em casa, durante a quarentena. A iniciativa busca proporcionar aos alunos da Rede Municipal de Ensino a oportunidade de receberem novas informações e aprendizados mesmo em isolamento social. Nesta semana, a equipe da Gerência de Leitura da SME separou três vídeos sobre o tema “Nossa escola”, que busca reconhecer o lugar onde estudamos outros aspectos, como o espaço onde conhecemos amigos, compreendemos hábitos e passamos boa parte do dia, podendo ser visto como nossa outra casa.

O escritor de literatura infantil, Júlio Emílio Braz, gravou um depoimento sobre o sentimento de pertencimento e identificação com a escola. O autor e ex-aluno da Rede Municipal de Ensino do Rio – estudou na Escola Municipal Dilermando Cruz, em Bonsucesso – homenageou a professora Maria Alice e o inspetor que tomava conta dos corredores e salas. Uma de suas memórias afetivas mais marcantes eram os eventos proporcionados pela unidade escolar e da época em que cantava o Hino Nacional.

No segundo vídeo, a professora Marise Helena apresentará uma nova versão de “A Branca de Neve”, a partir do olhar de sua madrasta. A história faz parte o livro “Trocando seis por meia três”, produção de estudantes da Rede Municipal. Quem escreveu o conto foi sua ex-aluna, Fabiane Sales.

Já a professora Rosiane Nascimento e o professor Marcelo Andriotti gravaram uma aula sobre gêneros literários. No vídeo, serão abordados o conto e o romance e será proposto um exercício de criação: transformar títulos e narrativas de contos clássicos em algo novo, como “Pretinha de Neve e os Sete Gigantes”.

Desde o começo da pandemia, mesmo afastados uns dos outros, os professores, escritores e parceiros da SME têm gravado e enviados vídeos para a equipe da Sala de Leitura Virtual. Em março, quando foi criado, o espaço passou a reunir o conteúdo audiovisual e, hoje, já são 115 vídeos com mais de 48,8 mil visualizações, disponíveis para os 641 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. Toda semana há novo conteúdo publicado no espaço, acessado pelos estudantes.

Com foco na leitura, literatura e cultura, os vídeos são pensados para todos os anos de ensino atendidos pela Rede Municipal: da Educação infantil ao Ensino de Jovens e Adultos. Já participaram do canal os imortais da Academia Brasileira de Letras, como Arnaldo Niskier e Nélida Piñon, o escritor Pedro Bandeira, o bisneto do escritor Monteiro Lobato, Ricardo Monteiro Lobato e o diretor de cinema Cacá Diegues.

O material on-line poderá ser acessado através da Sala de Leitura Virtual da SME: http://www.youtube.com/c/SaladeLeituraSMECarioca.

Sala de Leitura

A Sala de Leitura Virtual foi criada para levar mais leitura e conhecimento aos estudantes da Prefeitura do Rio. A ideia do canal é dar continuidade ao trabalho de leitura, que já acontecia e, em situação comum estaria permeando o aprendizado nas 1.542 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. Os professores também têm sido grandes incentivadores desse trabalho, produzindo, indicando e convidando seus alunos a consumirem o conteúdo criado especialmente para eles. O resultado positivo tem trazido até mesmo estudantes de outras redes de ensino e anos escolares para acompanhar o conteúdo gratuito da programação.

SME Carioca 2020

A Sala de Leitura Virtual também está na plataforma de estudos SME Carioca 2020, que já conta com mais de 6,6 milhões de acessos e tem permitido aos estudantes da maior rede municipal de ensino da América Latina darem continuidade aos estudos em casa. O link está disponível na área de Sala de Leitura, que também conta com os seguintes conteúdos: livros para leitura livre – disponibilizados para download gratuito – e desafios e atividades. Acesse aqui o aplicativo: https://app.vc/smecarioca2020.

A plataforma também pode ser acessada pelo aplicativo Escola.Rio, lançado recentemente pela SME com uma série de funcionalidades para pais e alunos. Os estudantes da Rede Municipal de Ensino ainda contam com uma grande vantagem ao acessar o aplicativo Escola.Rio: não terão gasto com o consumo de dados de sua conexão, pois a Prefeitura oferece o serviço de navegação gratuitamente.

• 21 de setembro de 2020