Publicado em 30/06/2020 - 19:43 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Prefeitura do Rio leva poesia para casa de alunos por meio de vídeos na Sala de Leitura Virtual
Sala de Leitura Carioca

Professores, alunos e escritores recitam seus poemas favoritos

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publica na internet nesta quarta-feira, dia 1/7, seis novos vídeos para os alunos da Rede Municipal de Ensino se atualizarem e manterem o foco na aprendizagem, mesmo durante a quarentena. Nesta semana, o Canal de Sala de Leitura aposta na sensibilidade da poesia, com obras e sentimentos de alunos, professores e demais profissionais de Educação. O escritor, ator e contador de histórias, Otávio Junior será um dos participantes. O autor é conhecido também como “O livreiro do Alemão”, pois criou na comunidade do Complexo do Alemão um projeto literário para ensinar às crianças o prazer da leitura. Ele lerá o livro “Da minha janela”, de sua autoria, que conta sobre sua trajetória entre os livros.

Também estará na seleção de vídeos desta semana a professora Edna Malta, da Escola Municipal Artur Ramos, na Gávea. Ela contará uma história que escreveu quando tinha apenas 16 anos e estava guardada até hoje. O enredo aborda a história de uma ondinha, mas na época Edna ainda não conhecia o mar. A professora Aline Scarlecio, que atua na Gerência de Leitura da SME, também participa: a “dizedora de poesia”, como se autodenomina, explica aos alunos um pouco mais sobre a riqueza das poesias e propõe atividades.

A poesia é uma das mais antigas formas de arte literária. Este gênero textual está ligado a diferentes formas de arte e que, além de ensinar, também é capaz de expressar fortes emoções. Desde o seu lançamento, em março, o canal Sala de Leitura SME Carioca já tem mais de 26 mil visualizações e 78 vídeos publicados. Com isso, a Sala de Leitura Virtual da SME está levando mais conhecimento e leitura os 641 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino que estão em isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A partir do empenho de professores, escritores e outros parceiros são publicados, semanalmente, vídeos com foco na promoção da leitura e da literatura para todos os segmentos, da Educação Infantil ao Ensino de Jovens e Adultos. Além de professores, já enviaram vídeos para o canal os imortais da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier e Nélida Piñon, o escritor Pedro Bandeira, o bisneto do escritor Monteiro Lobato, Ricardo Monteiro Lobato, o diretor de cinema Cacá Diegues, entre outros participantes.

O material on-line poderá ser acessado através da Sala de Leitura Virtual da SME: (http://www.youtube.com/c/SaladeLeituraSMECarioca).

Sala de Leitura

O canal, lançado há cerca de dois meses, já conta com 78 vídeos, com conteúdos produzidos exclusivamente por professores e escritores renomados, como imortal da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, o bisneto do imortal Monteiro Lobato, Ricardo Monteiro Lobato e Pedro Bandeira. Agora sob esta nova perspectiva, a partir da quarentena imposta pelo novo coronavírus, este espaço virtual quer garantir a continuidade do trabalho de leitura que em uma situação convencional estaria permeando o aprendizado nas 1.541 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

A recomendação é que os professores indiquem o canal para os responsáveis apresentarem aos alunos em casa. Estudantes de outras redes de ensino e anos escolares também estão convidados para conferir a programação.

No aplicativo SME Carioca 2020

Para tornar mais dinâmica a conexão, o canal Sala de Leitura SME Carioca foi incluído no aplicativo SME Carioca2020, que já conta com mais de 5,2 milhões de acessos e tem permitido aos estudantes da maior rede municipal de ensino da América Latina darem continuidade aos estudos em casa. O link está disponível na área de Sala de Leitura, que também conta com os seguintes conteúdos: livros para leitura livre – disponibilizados para download gratuito – e desafios e atividades. Acesse aqui o aplicativo: https://app.vc/smecarioca2020.

• 30 de junho de 2020