Publicado em 14/10/2020 - 21:51 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Prefeitura do Rio celebra Dia dos Professores com lançamento de documentário, projeto de leitura on-line e livro
Prefeitura do Rio celebra Dia dos Professores com lançamento de documentário, projeto de leitura on-line e livroProfessora Priscila Cruz, da Escola Municipal Dom João VI: organizadora do projeto De Conto Em Conto. Foto: divulgação

Priscila Cruz conta sua história de magistério, entre a sala de aula, o amor aos livros e a produção literária

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, comemora o Dia dos Professores nesta quinta-feira, 15/10, com incentivo à leitura por meio de diversas ações. Uma das iniciativas é a da professora Priscila Cruz, da Escola Municipal Dom João VI, em Higienópolis. Desde 2017, ela organiza o projeto De Conto em Conto, que promove leitura, interpretação coletiva de textos e atividades interativas entre professores e estudantes da unidade de ensino da Zona Norte da cidade.

O De Conto em Conto deu tão certo que virou um documentário, a ser lançado no próximo dia 19/10, nas plataformas digitais do projeto. Os registros desses três anos de ações na Escola Municipal Dom João VI foram organizados em um compilado, costurados com relatos de mestres e alunos sobre como foi vivenciar a experiência de um trabalho literário interdisciplinar que incentiva a criatividade dos participantes.

Para produzir o filme, Priscila decidiu se inscrever na Escola De Teatro No Palco Da Vida, onde aprendeu técnicas de gravação e apresentação de trabalhos.

— Lá na escola, durante o projeto eu circulava com minha câmera semiprofissional e fazia diversos registros de todo o processo e durante todo o ano — disse Priscila, que trabalha há sete anos na Rede Municipal de Ensino.

Durante a suspensão das aulas, a professora resolveu matar a saudade dos alunos por meio digital. Além de criar a live “Conversa entre autores”, começou a organizar um festival literário, programado para acontecer em novembro.

Outro projeto em andamento é o seu segundo livro, o primeiro com a temática infantil, ainda em processo de edição. Entitulada “Luana, a menina que sabia voar”, a obra conta a jornada de uma menina que tem super poderes e transforma a realidade. O texto aborda a questão do empoderamento feminino, além de trabalhar também o respeito às diferenças e a preservação do meio ambiente.

Projeto De Conto em Conto contou com a participação de mais de 300 alunos em 2019

O De Conto em Conto é um projeto interdisciplinar que conta com o apoio de 12 outros professores na Escola Municipal Dom João VI. Só em 2019 teve a participação de mais de 300 alunos do 3º ao 6º ano. A atividade começa com Priscila apresentando o livro que será trabalhado com o início da contação da história. Machado de Assis, Carlos Heitor Cony, Ruth Rocha e Ana Maria Machado foram alguns dos autores já trabalhados.

Em seguida, a educadora convida os estudantes para uma leitura e interpretação coletiva. Ao final, as crianças produzem resumos dos capítulos e ilustrações que são agrupadas em um livro. Além do gosto pela leitura, o projeto faz com que os alunos se reconheçam também como escritores. Como tarefa de casa, em conjunto com os responsáveis, os estudantes buscam contar as suas próprias histórias.

– Se hoje eu trabalho com o incentivo à leitura é porque sei o quanto ela foi importante para mim quando eu era criança. Sabemos que nossos alunos vivem uma realidade difícil e muitos não têm acesso aos livros.

Leitura de Rede

No próximo dia 22/10, às 16h, a professora vai lançar o quadro Leitura de Rede, juntamente com os professores do projeto De Conto em Conto. Serão convidados outros docentes, escritores e contadores de histórias para ler, ao vivo, novas aventuras para os alunos da Rede Municipal de Ensino e quem mais quiser ouvir.

— Nós queremos cada vez mais fazer com que a literatura e a magia das histórias fiquem mais próximas dos estudantes, principalmente, neste período de quarentena — destaca Priscila.

O quadro acontecerá no Instagram do projeto, nos dias e horários que ainda serão agendados com os convidados: www.instagram.com/projetodecontoemconto.

Festival e Laboratório Literário Virtual

A professora também já fez lives com grandes autores em seu Instagram, como Luiz Puntel, autor de “Açúcar Amargo” e “Meninos sem pátria”. O quadro “Conversa entre autores” pretende ser o pontapé inicial para outra ação de leitura. Toda sexta-feira, Priscila participa da mentoria do Laboratório de Inovação Cidadã da UFRJ, após se classificar em um edital lançado pela universidade. O projeto do Laboratório Literário Virtual foi aprovado e está em fase de elaboração pelos professores da Escola Municipal Dom João VI. Com a ajuda de colaboradores em parceria com a UFRJ, Priscila tem descoberto novas possibilidades digitais.

• 14 de outubro de 2020