Prefeitura comemora São João com clipe feito por orquestra de alunos do município

Publicado em 24/06/2020 - 16:20 | Atualizado
  • Início/
  • /

Aluna, de apenas 6 anos, faz participação especial como solista do clip

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, homenageia o dia de São João, nesta quarta-feira, 24 de junho, com um clipe da música Sonho de Papel, de Alberto Ribeiro. A solista Maria Tereza Cruz dos Santos, de 6 anos, faz uma participação especial, ao lado dos músicos do programa Orquestra nas Escolas, formada por alunos da Rede Municipal de Ensino. O lançamento do vídeo, às 12h, acontece nas redes sociais do projeto.

Por conta da quarentena, o isolamento social foi mantido na gravação do clipe. Cada aluno tocou e cantou de sua própria casa. A harmonia musical é garantida pela edição, feita no computador, com a união dos trechos de cada intérprete até o arranjo final.

Solista sonha tocar violino no futuro

Aluna da Escola Municipal Roberto Burle Marx, a pequena solista Maria Tereza adora festas juninas. Ela conta que ficou muito feliz ao ser convidada para participar da gravação do clipe.

– Gostei de cantar nesse vídeo e me diverti muito. A música animada me deu vontade de dançar. Amo festas juninas, gosto das quadrilhas, das comidas e de fazer muita arte com meus amiguinhos – conta, aos risos.

Apesar da pouca idade, Maria Tereza, que também toca violino, sabe onde quer chegar.

– Quero tocar em uma orquestra com meu violino. Por isso, espero que as pessoas fiquem muito felizes com o vídeo – completa a aluna.

Música nordestina faz parte do currículo do programa

Para Moana Martins, coordenadora geral do Programa Orquestra nas Escolas, é importante que todos os alunos conheçam as tradições nordestinas.

– Durante nossa turnê na Espanha, em maio do ano passado, quando chegava o momento do forró no concerto, não havia espanhol que conseguisse resistir ao arrasta pé – lembra Moana, ressaltando que uma das primeiras músicas que os alunos aprendem a tocar é Asa Branca, do mestre Luiz Gonzaga.

– As músicas, as danças, as comidas típicas, os costumes e a religiosidade das festas juninas refletem a diversidade e a riqueza cultural da região Nordeste, estendida a todo Brasil. Para nós, a alegria das festas juninas está presente nas aulas. É sempre tempo de tocar forró e celebrar o São João – diz Moana.

Orquestra Virtual

A orquestra virtual foi criada pelo Programa Orquestra nas Escolas para promover, durante o período de suspensão das aulas, apresentações musicais em que os alunos tocam e cantam de suas casas, sob a orientação de professores e maestros. A cada semana é lançado um novo vídeo, mudando sempre a formação.

Cerca de 200 alunos, integrantes de orquestras e coros, já participaram do projeto, tocando músicas como Amanhã, de Guilherme Arantes; Aquarela, de Toquinho; Preta Pretinha, de Moraes Moreira; O bêbado e a equilibrista, de Aldir Blanc, além de um medley de clássicos do funk, com DJ Marlboro.

Para assistir ao clipe de “Sonho de Papel” acesse:

Facebook: facebook.com/orquestranasescolas/

Instagram: @orquestranasescolas