SME vai incluir prática de lutas marciais nas escolas municipais aos sábados

Publicado em 21/10/2019 - 19:31 | Atualizado em 22/11/2019 - 21:35
  • Início/
  • SME vai incluir prática de lutas marciais nas escolas municipais aos sábados
SME VAI INCLUIR PRÁTICA DE LUTAS MARCIAIS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS AOS SÁBADOS

SME VAI INCLUIR PRÁTICA DE LUTAS MARCIAIS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS AOS SÁBADOSO prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella; a secretária municipal de Educação, Talma Romero Suane; o vereador Arar, entre outras personalidades, lançaram nesta segunda-feira, 21 de outubro, um programa que inclui a prática de lutas marciais nas escolas municipais. O projeto Escola de Lutas inclui aulas de boxe, muay thai, jiu-jitsu e capoeira na programação do projeto Sábado Carioca, que, nesses dias, já oferece café da manhã, almoço e reforço escolar.

– É muito gratificante ver como o nosso Sábado Carioca está se consolidando no Rio de Janeiro como um programa tão importante para tantas famílias cariocas. Um programa inédito, que está transformando nossa Rede Municipal de Ensino em um espaço cada vez mais amplo para o aprendizado, para as boas práticas e para integrar a comunidade escolar com pais e responsáveis, também no fim de semana. Agora, está chegando o Escola de Lutas. E todos nós sabemos como o esporte é importante na vida das pessoas, especialmente para as crianças e jovens. O esporte exige disciplina, concentração, respeito ao próximo, gera mais saúde e autoconhecimento – afirma a secretária municipal de Educação, Talma Romero.

SME VAI INCLUIR PRÁTICA DE LUTAS MARCIAIS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS AOS SÁBADOSO prefeito Crivella lembra que no último sábado, 20 mil crianças foram às escolas. Agora, a expectativa é que esse número vá aumentar, com a oferta de aulas de artes marciais.

– E criança na escola é criança longe de problemas e mais perto da cultura e do esporte. Os alunos vão aprender hierarquia e disciplina. É um projeto muito importante para a cidade, um sonho que a gente tem conseguido tornar realidade – declarou Crivella.

A solenidade foi no Palácio da Cidade. Participaram do evento alguns dos principais representantes das artes marciais, como Mestre Camisa, um dos maiores ícones mundiais da capoeira; o treinador de MMA (Artes Marciais Mistas, na sigla em inglês) André Pederneiras, técnico do campeão José Aldo; e o ex-lutador Rodrigo Minotauro Nogueira, embaixador do UFC e também entusiasta da Escola de Lutas.

– Crianças e jovens vão aprender sobre valores como disciplina e resiliência. É muito bonito esse projeto, e que tenha vida longa. Não se trata só da educação dos alunos, mas também da formação de professores – disse Minotauro, lenda mundial das lutas e campeão mundial em organizações como Pride e UFC.

Houve demonstrações de capoeira, boxe, luta greco-romana e jiu-jitsu durante a cerimônia

– A luta é uma grande ferramenta nas escolas, dá disciplina aos alunos e ajuda no respeito aos professores. Eu era um garoto brigão na escola, e as artes marciais é que me ajudaram a ter autocontrole – destacou Mestre Camisa.

Kyra Gracie, cinco vezes campeã mundial de jiu-jitsu e representante da família mais importante da história do esporte (é bisneta de Hélio Gracie e neta de Carlos Gracie), disse estar emocionada com a iniciativa.

– É um marco para o mundo da luta esse programa, e parabéns à Prefeitura. Era um sonho do meu avô e do meu bisavô que o jiu-jitsu chegasse às escolas. Hoje, estou emocionada de ver isso se tornando realidade. Nosso objetivo não é só formar lutadores, e sim campeões na vida – disse.

– É também uma importante oportunidade de trabalho para dezenas de lutadores que começarão a lecionar no município aos sábados. É um ganho de oferta de emprego, além do benefício para os alunos da rede pública municipal – ressaltou o vereador.

Entenda o que é o Sábado Carioca

O projeto Sábado Carioca atende escolas localizadas em regiões da cidade com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). São unidades-polo, recebendo alunos de escolas do entorno, o que amplia o alcance do programa. O projeto consiste em abrir os portões das escolas da rede municipal aos sábados, das 8h às 12h, com atividades culturais, esportivas e de reforço escolar para os estudantes. Todos almoçam, ao final da ação. E são os próprios professores que realizam as atividades – inclusive o reforço escolar – com os estudantes.

• 21 de outubro de 2019