Prefeitura forma 30 jovens em curso online de preparação para o mercado de trabalho

Publicado em 30/07/2020 - 08:34 | Atualizado em 30/07/2020 - 11:51
As aulas foram feitas, durante a pandemia, por whatsapp e, nesta quinta-feira (30/07), novas vagas serão abertas

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), em parceria Centro de Integração Empresa Escola (CIEE-RIO), ofereceu o Projeto Interação, para jovens de 14 a 24 anos, se prepararem para o mundo do trabalho.

O projeto faz parte da oferta de serviços da SMDEI aos jovens atendidos no Programa Territórios Sociais, no Complexo da Penha.

Nesta quinta-feira (30/07), 30 alunos vão receber um diploma virtual de conclusão da primeira edição.

Willian Gustavo da Silva, de 20 anos, participou da primeira turma, que comemora a conquista.

– Aprendi muitas coisas que, com certeza, vou levar os conhecimentos para toda a minha vida. Me sinto mais seguro para buscar chances de entrar no mercado de trabalho – contou Willian.

Compreendendo que neste momento de pandemia não seria possível dar continuidade às atividades presenciais da SMDEI, voltadas para os jovens e adolescentes da cidade, a equipe da Subsecretaria de Trabalho e Qualificação, através da gerência de Capacitação e Qualificação Profissional, criou uma alternativa para manter o atendimento em capacitação profissional a este grupo. A implementação do Projeto Interação foi pioneira no município do Rio.

– O mundo dos jovens é o mundo do trabalho e do estudo. Aquele que se afasta da escola se afasta também das oportunidades do mercado. Por isso, a SMDEI busca, sempre, oferecer qualificação e formação profissional para eles – afirma Leandro Pereira, subsecretário de Trabalho e Qualificação.

O InterAção foi executado de maneira remota e interativa, para que a saúde dos jovens fosse preservada através do isolamento social e, ao mesmo tempo, tivessem a oportunidade de acesso a um curso gratuito e acessível de capacitação para iniciação no mundo do trabalho.

Durante um mês e meio, os 54 inscritos tiveram aulas pelo whatsapp. Com o objetivo de “quebrar” a principal causa do desemprego juvenil que é a falta de conhecimento e experiência profissional, o projeto desenvolveu conteúdos sobre assuntos que variaram desde noções sobre a participação no mundo do trabalho, direitos e cidadania, vivência das relações de equipe, elaboração de currículo e técnicas de entrevista para participação em processos seletivos, até aulas sobre sexualidade e gravidez na adolescência e prevenção do uso de drogas.

Como foi o curso?

Adolescentes e jovens com idade entre 14 e 24 anos, cursando (ou concluído) Ensino Fundamental e Ensino Médio ou ter concluído, se juntaram em grupos realizados de maneira remota e interativa por meio de aplicativo de mensagem.

Num ciclo de dois meses, com dois encontros semanais, as oficinas tiveram uma hora de duração.

Inscrições para o segundo ciclo em agosto

Novas oportunidades serão abertas para o segundo ciclo de 2020, a partir desta quinta-feira (30/07).

Serão 40 vagas e as inscrições vão acontecer nos dias 30 e 31 de julho, através do email smdei.capacitacao@gmail.com

Os interessados deverão enviar os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, escolaridade, endereço e telefones para contato.