Publicado em 22/09/2020 - 10:41 | Atualizado em 22/09/2020 - 16:16
  • Início/
  • /
  • Defesa Civil municipal aciona sirenes nas comunidades da Rocinha e Formiga na manhã desta terça, 22
Sirenes acionadas pela Defesa CivilSirenes acionadas pela Defesa Civil

Telefone para solicitação de vistorias é o 199

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, subordinada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), acionou, na manhã desta terça-feira, 22/09, as sirenes das comunidades da Rocinha, na Zona Sul, e Formiga, na Tijuca, Zona Norte, por conta da chuva que atinge a cidade. Os acionamentos foram feitos às 8h10 e 10h40, respectivamente, e permanecem enquanto houver risco de deslizamento. O Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes da Prefeitura do Rio monitora, ao todo, 103 comunidades de alto risco geológico, acionando as sirenes em caso de atingimento dos índices pluviométricos necessários para a desocupação preventiva.

Chamados – A Defesa Civil municipal registrou, desde as 21h desta segunda-feira (dia 21), sete chamados pelo canal 199, sendo três ocorrências por ameaça/desabamento de estrutura, duas por ameaça/deslizamento de encosta, uma por queda de revestimento externo e outra preventiva. Os chamados são de Guaratiba, Barra da Tijuca, Freguesia de Jacarepaguá, Jacarepaguá, Maracanã, Cosme Velho e Rio Comprido. Além das vistorias, técnicos do órgão estão de prontidão no Centro de Operações Rio (COR) para qualquer eventualidade.

Rio entra em estágio de atenção devido à chuva. Veja cuidados recomendados à população

Alertas sonoros – O sistema de alertas sonoros é baseado no monitoramento dos índices críticos de chuva por meteorologistas do Sistema Alerta Rio, lotados no COR, onde profissionais da DCMRJ atuam, de forma integrada, 24 horas/dia. O sistema conta ainda com a participação de líderes e voluntários das comunidades, além de pontos de apoio previamente definidos, caso haja a necessidade de evacuar provisoriamente moradores. O Sistema conta com 83 pluviômetros, 165 sirenes e 194 pontos de apoio.

Informações via SMS – Qualquer pessoa pode receber alertas de chuva forte da Defesa Civil por meio de adesão voluntária. O cadastro é simples, rápido e gratuito: basta enviar mensagem de texto com o CEP de interesse para o número 40199.

• 22 de setembro de 2020