Combate ao Coronavírus no Rio: Defesa Civil municipal aciona sirenes para alertar a população

Publicado em 19/03/2020 - 18:19 | Atualizado

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, subordinada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), começou a utilizar, nesta quinta-feira, dia 19, o sistema de sirenes instalado em 103 comunidades cariocas para orientar que a população evite sair de casa por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O alerta faz parte das medidas adotadas pela Prefeitura do Rio para evitar a propagação do vírus.

A mensagem de prevenção ao coronavírus será tocada diariamente, por um minuto, em três horários: às 10h, 15h e 20h, a não ser que haja previsão de chuva forte nos períodos seguintes aos respectivos horários. Nesta quinta-feira, foram acionadas, excepcionalmente, às 16h08, 144 das 165 sirenes, como teste do sistema. A previsão é de que nesta sexta-feira, 20, o toque já esteja disponível em todas as comunidades nos períodos definidos.

SMS – A Defesa Civil municipal também recorreu ao sistema de alerta via SMS, que conta com 638.388 inscritos na cidade. Na quarta-feira, dia 18, já começaram a ser enviados torpedos com orientações e dicas sobre como se prevenir e evitar a propagação do vírus – como ficar em casa, evitar locais com aglomeração de pessoas, manter a higiene e proteger os idosos. O sistema é, normalmente, utilizado pela Defesa Civil para informar a população sobre previsão de chuvas fortes. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199, contendo o CEP. O serviço é gratuito e é possível enviar mais de um CEP.

• 19 de março de 2020