Prefeitura do Rio abre inscrições para Prêmio Tereza de Benguela

Publicado em 21/07/2020 - 15:58 | Atualizado
Inscrições para Prêmio Tereza de Benguela estão abertas. Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio de Secretaria Municipal de Cultura, abre inscrições para o Prêmio Tereza de Benguela. O projeto, idealizado pela Coordenadoria de Economia Criativa e Juventude,  tem como finalidade identificar trabalhos liderados por jovens negras, entre 16 e 29 anos, moradoras do munícipio do Rio de Janeiro.

As inscrições seguem abertas até o dia 27 de julho, e podem ser feitas através do link disponibilizado nas redes sociais e no site da Secretaria Municipal de Cultura. As interessadas podem se inscrever nas seguintes categorias: Empoderamento feminino; Defesa de territórios; Influenciadoras digitais; Combate à violência contra a mulher; Racismo religioso; Empreendedorismo; Combate ao racismo e fortalecimento da identidade negra e Preservação e memória.

No total, três mulheres serão selecionadas em cada categoria. De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Adolfo Konder, o projeto é fundamental para identificar potenciais lideranças femininas negras. “Eu acredito no potencial da juventude carioca. Através do Prêmio Tereza de Benguela reconheceremos mulheres pretas que fazem a diferença nos mais variados segmentos”, comentou.

Para o coordenador de Economia Criativa e Juventude da Cidade do Rio de Janeiro, Junior Costa, o prêmio fortalece o legado da atual gestão da Prefeitura.“Reconhecer, incentivar e valorizar as ações da sociedade civil, é um dos pilares do prefeito Crivella. Sabemos que as mulheres, sobretudo as negras e periféricas estão expostas a todo tipo de violência diariamente. Este projeto o visa ampliar a voz dessas jovens que travam uma luta constante para mudar essa realidade”, pontuou.

Seleção e Premiação

Ao todo serão escolhidas 16 vencedoras. Sendo oito via votação online e oito escolhidas pela Banca avaliadora constituída pela Secretaria Municipal de Cultura. Serão levados em consideração os critérios de impacto e projetos gratuitos em regiões de vulnerabilidade social.

As selecionadas ganharão um curso online de empreendedorismo da Secretaria Nacional de Juventude , um selo e certificado do Prêmio Tereza de Benguela e um WorkShop Rio Web Criativo, da Coordenadoria Municipal de Economia Criativa e Juventude.

A formação consiste em quatro oficinas de empreendedorismo que resultarão na geração de um arquivo digital interativo do projeto vencedor. Dentre os temas abordados na formação estão técnicas de divulgação e vendas pelas mídias sociais e aplicativos; ferramentas de Delivery, além de técnicas de formação e relacionamento com o público consumidor.

Serviço:

Facebook Secretaria Municipal de Cultura