Operação Tolerância Zero já fez a demolição de mais de 130 construções irregulares em Rio das Pedras

Publicado em 11/03/2020 - 08:24 | Atualizado em 11/03/2020 - 15:28
Operação Tolerância Zero já demoliu mais de 130 construções irregulares em Rio das Pedras - Rhavinne Vaz/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação (SMIHC), dá prosseguimento, nesta terça-feira (11/03), à  Operação Tolerância Zero em Rio das Pedras. No dia anterior, foram feitas 131 demolições de boxes comerciais construídos de forma irregular, sem licença, às margens do canal Rio das Pedras. A operação vai continuar até que todas as 200 construções – a maioria comercial –  sejam demolidas.

Os estabelecimentos foram notificados pela segunda vez, no último dia 4, por agentes da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), da Secretaria Municipal de Fazenda, para desocuparem o espaço em 72 horas. Essa é uma ação conjunta com as Secretarias de Fazenda, Conservação, além de Rioluz e Comlurb, com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal.

Todos os alvos dessa operação estão ilegais, em área de preservação ambiental, não edificante,  e com risco de erosão, desabamento e enchente. As ocupações também promovem a obstrução da calha do rio, impedindo sua dragagem, e compromete a segurança de quem trabalha e circula pelo local.

A Subsecretaria de Habitação já cadastrou 13 famílias no Auxilio Habitacional Temporário e seguirá cadastrando as outras famílias, num total de 30, no decorrer desta semana. Só após esse trabalho é que as casas serão demolidas.

A Superintendência Regional da Barra da Tijuca vai receber nos próximos dias os comerciantes locais para cadastrá-los e estudar alternativas visando a  geração de renda para esses trabalhadores.

Rio-Águas inicia serviços de limpeza do canal em Rio das Pedras

Operação Tolerância Zero começa a demolir construções irregulares em Rio das Pedras