Operação Tolerância Zero começa a demolir construções irregulares em Rio das Pedras

Publicado em 10/03/2020 - 10:28 | Atualizado em 10/03/2020 - 10:34
Prefeitura faz a demolição de construções irregulares em Rio das Pedras - Rhavinne Vaz/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação (SMIHC),  reiniciou, na manhã desta terça-feira (10/03), a  operação Tolerância Zero, em Rio das Pedras, Zona Oeste da cidade. Desde a semana passada, equipes da Prefeitura notificaram cerca de 200 imóveis construídos de forma irregular, sem licença, nas margens do canal. São boxes comerciais e  residências.

Os estabelecimentos foram notificados pela segunda vez, na quarta-feira passada (04/03), por agentes da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), da Secretaria Municipal de Fazenda, para desocuparem o espaço em 72 horas.

Essa é uma ação conjunta das Secretarias de Fazenda, de Ordem Pública (Seop), Conservação, RioLuz e Comlurb, com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal.

Todos os alvos dessa operação estão ilegais, em área de preservação ambiental, não edificante,  e com risco de erosão, desabamento e enchente. As ocupações também promovem a obstrução da calha do rio, impedindo sua dragagem, e compromete a segurança de quem trabalha e circula pelo local.

A Subsecretaria de Habitação já cadastrou 13 famílias no Auxilio Habitacional Temporário e seguirá cadastrando as outras famílias, num total de 30, no decorrer desta semana.