Prefeitura do Rio faz operações especiais de higienização e reforça os serviços na Comunidade Jardim do Carmo (Morro do Trem)

Publicado em 29/05/2020 - 11:13 | Atualizado em 29/05/2020 - 11:38
Comlurb faz higienização no Morro do Trem: 556 comunidades já atendidas. Foto: divulgação / Comlurb

A Prefeitura do Rio, por meio da Comlurb, fez operações especiais de higienização nesta sexta-feira (29/05) e reforçou os serviços na Comunidade Jardim do Carmo (Morro do Trem), em Vicente de Carvalho, e mais 39 comunidades das Zonas Norte, Sul, Oeste e Central da cidade. A iniciativa, que começou pela Rocinha, no dia 9/4 e que tem por objetivo reduzir os riscos de contaminação pelo coronavírus, já chegou a 556 comunidades. Todas receberam lavagem geral com água de reuso e detergente neutro, e hipoclorito nos pulverizadores.

Nesta sexta, na Zona Sul, Grande Tijuca e Área Central, o serviço foi realizado em 18 comunidades: Arará, em Benfica, Babilônia e Chapéu-Mangueira, em Copacabana, Canoas, em São Conrado, Casa Branca, na Tijuca, Coroado, Escondidinho e Prazeres, em Santa Teresa, Jamelão, no Andaraí, Júlio Otoni, Mangueira, Morro Azul, no Flamengo, Morro da Providência, na Região Portuária, Pedro Américo e Tavares Bastos, no Catete, Rocinha, Santo Amaro, na Glória, e Zinco, no Estácio, com um total de 53 garis, quatro pipas d’água, quatro vans lava-jato e 35 pulverizadores.

Ação de higienização da Comlurb no Morro da Casa Branca. Foto: divulgação / Comlurb

Zona Norte

Na Zona Norte foram incluídas na programação de sexta, 18 comunidades: Uga-Uga e Laços de Família, em Ramos, Vila São Pedro, em Manguinhos, Complexo do Alemão, em Inhaúma, Barro Vermelho, Barro Preto e Vila Cabuçu, no Lins de Vasconcelos, Jardim do Carmo (Morro do Trem), em Vicente de Carvalho, Miguel Dibo, em Irajá, Comunidade Iguaba, em Cascadura, Boogie Woogie, na Ilha do Governador, Planalto e Tiradentes, em Anchieta, Linha Verde, Parque Colúmbia e Complexo do Chapadão, na Pavuna, Comunidade de Fazenda Botafogo, e Nova Esperança, em Costa Barros. Os trabalhos foram realizados por 22 garis, com apoio de seia pipas d’água e 15 pulverizadores.

Zona Oeste

Já na Zona Oeste o trabalho de higienização foi realizado em quatro comunidades: Viegas, em Senador Camará, Jardim Bangu, no Catiri, e João XXIII, em Santa Cruz, com 12 garis, três pipas d’água e oito pulverizadores, e na Comunidade da Rua Tangará, na Freguesia, com 20 garis, uma pipa d’água e dois pulverizadores.

A Companhia segue com as operações especiais de higienização nos pontos de maior circulação de pessoas, como vias principais de bairros, pontos de ônibus, passarelas, entorno de hospitais, clínicas da família e postos de saúde e acesso às estações de modais de transportes, entre outros. Para essas ações, que tiveram início no dia 23/03, a Comlurb atua com 42 garis com pulverizadores e contabiliza 1.765 pontos atendidos. Além disso, os garis fazem ainda higienização no entorno das agências da Caixa Econômica Federal.