Prefeitura do Rio faz operações especiais de higienização e reforça os serviços na Comunidade Borda do Mato, no Grajaú

Publicado em 19/05/2020 - 13:06 | Atualizado em 19/05/2020 - 13:51
Comlurb faz operação especial de higienização na comunidade de Borda do Mato, no Grajaú. Foto: Divulgação/Comlurb

A Prefeitura do Rio, por meio da Comlurb, fez operações especiais de higienização nesta terça-feira (19/05) e reforçou os serviços na Borda do Mato, no Grajaú, e mais 43 comunidades das Zonas Norte, Sul, Oeste e Central da cidade. A iniciativa, que começou pela Rocinha, no dia 9/4 e que tem por objetivo reduzir os riscos de contaminação pelo coronavírus, já chegou a 485 comunidades. Todas receberam lavagem geral com água de reuso e detergente neutro.

Nesta terça, na Zona Sul, Grande Tijuca e Área Central, o serviço foi realizado nas seguintes comunidades: Arará, em Benfica, Bispo 117, no Rio Comprido, Borda do Mato, Divineia e Caçapava, no Grajaú, Cantagalo, em Ipanema, Chácara do Céu, no Leblon, Chacrinha, na Tijuca, Coroa, em Santa Teresa, Mineira, no Catumbi, Mangueira, Parque da Conquista, Recanto Familiar, Santo Amaro, na Glória, Santa Marta, em Botafogo, São Sebastião, no Caju, Tabajaras, em Copacabana, Tavares Bastos, no Catete, Vila Clemente e Vidigal, com um total de 54 garis, quatro pipas d’água, três vans lava-jato e 31 pulverizadores.

Na Zona Norte foram incluídas na programação de terça as seguintes comunidades: Haroldo de Andrade, Camboatá 4040 e Lagartixa, em Costa Barros, Fazenda Botafogo, Barra Velas e Borgauto, em Ramos, Vila São Pedro, em Manguinhos, Colônia Z-10, na Ilha do Governador, Sapê, em Vaz Lobo, Curral, em Irajá, Pára Pedro, em Colégio, Guarda, em Inhaúma, Himalaia, em Anchieta, Morro de São João, no Engenho Novo, Parque Proletário e Vila Cruzeiro, na Penha, Vila Nova, em Bento Ribeiro, Travessa Capelão Avelino, em Oswaldo Cruz, e Zona do Medo e Área Cinco, no Complexo do Alemão. Os trabalhos foram realizados por 27 garis, com apoio de sete pipas d’água e 15 pulverizadores.

Já na Zona Oeste o trabalho de higienização foi feito em quatro comunidades: Conjunto Votorantin e Sete Riachos, em Santíssimo, e Barata, em Realengo, com 12 garis, três pipas d’água e oito pulverizadores, e na comunidade Caminho do Rio Pequeno, na Taquara, com 20 garis, uma pipa d’água e dois pulverizadores.

A Comlurb segue também com as operações especiais de higienização nos pontos de maior circulação de pessoas, como vias principais de bairros, pontos de ônibus, passarelas, entorno de hospitais, clínicas da família e postos de saúde e acesso às estações de modais de transportes, entre outros. Para essas ações, a Companhia conta com 42 garis com pulverizadores.

A Companhia está utilizando hipoclorito de sódio nos pulverizadores durante as operações de higienização. O produto não faz espuma e é bastante eficiente na desinfecção. Ele é diluído em água, na proporção 1×1, ou seja um litro de hipoclorito para um litro de água.