Vacinação contra a gripe está nos últimos dias

Publicado em 28/05/2020 - 16:28 | Atualizado em 29/05/2020 - 12:02
Campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 6 de junho. Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Faltam poucos dias para o fim da campanha de vacinação contra a gripe, que vai até o dia 5 de junho. A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continua a oferecer a vacina nas 233 unidades da Atenção Básica, que inclui clínicas da família e centros municipais de saúde.

Três postos do Detran (que operam em sistema drive thru) e farmácias de quatro redes diferentes reforçam a oferta de pontos de imunização na cidade.

Nesta sexta-feira, 29 de maio, o Terminal de Cargas Aéreas (TECA) do Aeroporto Internacional do Galeão também oferece doses para caminhoneiros, adultos de 55 a 59 anos de idade e indivíduos portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

Do início da campanha, em 23 de março, até o dia 25 de maio, mais de 1,4 milhão de pessoas dos públicos prioritários haviam sido vacinados. A meta é vacinar, até 5 de junho, 1,8 milhão pessoas.

Baixa adesão de grávidas e crianças

A Secretaria Municipal de Saúde identificou que, até o momento, há uma baixa adesão à vacinação por parte de gestantes, mulheres em pós parto e crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, grupos prioritários desta terceira e última fase da campanha.

O objetivo, estabelecido pelo Ministério da Saúde, é que 90% desses públicos-alvo sejam vacinados. No entanto, a cobertura vacinal (percentual de pessoas imunizadas) das crianças está em 19,6%, a das gestantes em 24,7% e a das puérperas (em fase pós parto, até 45 dias do nascimento do bebê) em 30,7%.

Para efeito de comparação, a cobertura vacinal de idosos e profissionais de saúde – prioridade da primeira etapa de vacinação – chegou, respectivamente, a 101,7% e 117,2%.

Crianças estão sendo vacinadas apenas nas clínicas da família e centros municiais de saúde. Já as grávidas e puérperas, além dessas unidades, podem tomar a vacina nos drive thrus do Detran e farmácias parceiras da SMS.

Quem ainda precisa se vacinar?

Crianças de 6 meses a 6 anos incompletos; gestantes; mulheres em pós parto (até 45 dias do nascimento do bebê); pessoas com deficiência; professores de escolas públicas e privadas; e adultos de 55 a 59 anos de idade; caminhoneiros; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.

Quais são as doenças crônicas não transmissíveis?

Doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesidade e pessoas com trissomia ou transplantadas.

Locais de vacinação

UNIDADES DE SAÚDE – 233 clínicas da família e centros municipais de saúde

(Até 06/06)

HORÁRIO: das 8h às 17h, de segunda a sexta; nas unidades que funcionam aos sábados, até 12h.

DETRAN – Postos da Barra da Tijuca, Campo Grande e Ilha do Governador

(Até sexta-feira, 29/05)

HORÁRIO: das 9h às 14h

FARMÁCIAS – A Nossa Drogaria, Drogarias Pacheco, Venâncio e Farmácia do Leme