Série na internet conta a história de professores da Prefeitura que são ex-alunos da rede municipal

Publicado em 16/09/2020 - 10:34 | Atualizado
Reprodução

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publicará nesta quarta-feira, 16/9, três novos vídeos em seu canal Sala de Leitura Virtual para que os estudantes da Rede Municipal de Ensino tenham novas informações e continuem aprendendo mesmo durante o isolamento social. A novidade é que as imagens foram enviadas por professores das escolas municipais do Rio e abordam três temas: lembranças da época de escola, identidade e fortalecimento de laços. Os vídeos foram selecionados pela Gerência de Leitura da SME, que administra o canal. Nos depoimentos, os professores Hugo Nepomuceno, Henrique Rodrigues e Michele Ferreira relatam as suas trajetórias nas escolas onde estudaram e que hoje trabalham. São depoimentos afetuosos, experiências marcantes e lições que ficaram para a vida toda.

Já sobre a temática “Identidade”, a professora Lucila Lopos apresenta a fábula “O irmão do meu irmão”, de Cristina Villaça, para ilustrar a busca do que se é e o que nos faz pessoas únicas. Assim, narra a história da família da Duda sobre a experiência de ganhar um irmão da mesma idade. No terceiro vídeo, a professora Lucila lê o texto do livro “A escola que quero pra mim”, de Andrea Viviana Taubman, sobre como seria a escola ideal. Ao final, alunos da Rede Municipal de Ensino dizem sobre o que mais gostam onde estudam.

Mesmo afastados fisicamente, os professores, escritores e parceiros da SME têm gravado vídeos e enviados para a equipe da Sala de Leitura Virtual, contribuindo para a continuidade do projeto. Desde que foi criado, em março, o canal Sala de Leitura Virtual já tem mais de 46,1 mil visualizações. São 112 vídeos publicados para os 641 mil alunos da Rede Municipal que seguem em quarentena. Toda semana há conteúdo publicado no espaço, acessado pelos estudantes.

Os vídeos têm como foco a leitura, a literatura e cultura. E as gravações são pensadas especialmente para todos os anos de ensino atendidos pela Rede Municipal: da Educação infantil ao Ensino de Jovens e Adultos. Quem já participou dos vídeos da Sala de Leitura Virtual foram os imortais da Academia Brasileira de Letras, como Arnaldo Niskier e Nélida Piñon, o escritor Pedro Bandeira, o bisneto do escritor Monteiro Lobato, Ricardo Monteiro Lobato e o diretor de cinema Cacá Diegues.

O material on-line poderá ser acessado através da Sala de Leitura Virtual da SME: http://www.youtube.com/c/SaladeLeituraSMECarioca.

Sala de Leitura

A Sala de Leitura Virtual foi criada para levar mais leitura e conhecimento aos estudantes da Prefeitura do Rio. A ideia do canal é dar continuidade ao trabalho de leitura, que já acontecia e, em situação comum estaria permeando o aprendizado nas 1.542 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. Os professores também têm sido grandes incentivadores desse trabalho, produzindo, indicando e convidando seus alunos a consumirem o conteúdo criado especialmente para eles. O resultado positivo tem trazido até mesmo estudantes de outras redes de ensino e anos escolares para acompanhar o conteúdo gratuito da programação.

SME Carioca 2020

A Sala de Leitura Virtual também está na plataforma de estudos SME Carioca 2020, que já conta com mais de 6,5 milhões de acessos e tem permitido aos estudantes da maior rede municipal de ensino da América Latina darem continuidade aos estudos em casa. O link está disponível na área de Sala de Leitura, que também conta com os seguintes conteúdos: livros para leitura livre – disponibilizados para download gratuito – e desafios e atividades. Acesse aqui o aplicativo: https://app.vc/smecarioca2020.

A plataforma também pode ser acessada pelo aplicativo Escola.Rio, lançado recentemente pela SME com uma série de funcionalidades para pais e alunos. Os estudantes da Rede Municipal de Ensino ainda contam com uma grande vantagem ao acessar o aplicativo Escola.Rio: não terão gasto com o consumo de dados de sua conexão, pois a Prefeitura oferece o serviço de navegação gratuitamente.

• 16 de setembro de 2020