Publicado em 25/09/2020 - 13:29 | Atualizado em 25/09/2020 - 14:21
  • Início/
  • /
  • Semana de Blitz da Vida no Méier já teve mais de 70 fiscalizações no comércio e 43 abordagens a pessoas em situação de rua
Até agora, ação de combate à pandemia resultou ainda em 16 veículos removidos por estacionamento irregular e retirada de 2,3 toneladas de resíduos no bairro da Zona NorteAté agora, ação de combate à pandemia resultou ainda em 16 veículos removidos por estacionamento irregular e retirada de 2,3 toneladas de resíduos no bairro da Zona Norte. Crédito: Divulgação Seop / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), promoveu, nesta semanadécima edição da “Blitz da Vida”, no Méier, na Zona Norte. As ações conjuntas de ordenamento e combate à pandemia de Covid-19, que prosseguem ao longo desta sexta-feira, 25/09, no bairro, resultaram até agora em mais de 70 estabelecimentos e ambulantes fiscalizados, 43 abordagens a pessoas em situação de rua, com seis encaminhamentos a unidades de assistência social, 16 veículos removidos por estacionamento irregular, e retirada de mais de 2,3 toneladas de resíduos sólidos das ruas.

Lançada há dois meses, a “Blitz” já passou por 12 bairros com áreas sensíveis a aglomerações durante a retomada, onde fiscalizou mais de 1,7 mil estabelecimentos e ambulantes, acolheu 221 pessoas em situação de rua, e recolheu cerca de 60 toneladas de resíduos.

Entre as fiscalizações no comércio do Méierentre segunda e quinta-feira (21 a 24/09), 15 foram em estabelecimentos comerciais, com um deles autuado, e pelo menos 58 a ambulantes. Uma feira irregular na Praça Agripino Grieco chegou a ser desmontada e outros nove ambulantes não autorizados orientados a desocupar o espaço público. Sete ambulantes legalizados também foram multados por diversas irregularidades e um trailer notificado. Foram apreendidos ainda 98 itens, como botijão, bebidas, guarda-chuvas, carroça e estufa.

O roteiro contemplou as ruas Dias da Cruz, Venceslau, Constança Barbosa, Ana Barbosa, Grauben Barbosa, Silva Rabelo, Medina, Hermengarda, Cônego Tobias, Joaquim Meier, Magalhães Couto, Galdino Pimentel, Amaragi, Dr. Bulhões, Jurunas e Leite Ribeiro, Travessa Miracema, as praças Agripino Grieco e Jardim do Méiera Avenida Amaro Cavalcanti (Camelódromo), e o entorno do Hospital Salgado Filho.

Balanço geral da “Blitz” na cidade – Em nove semanas, de 21/07 a 18/09, a “Blitz da Vida” resultou em 1.779 fiscalizações e orientações a estabelecimentos comerciais (816) e ambulantes (963), e 863 abordagens a pessoas em situação de rua, com 221 acolhimentos. A força-tarefa contabiliza mais de 500 multas de trânsito por diversas irregularidades, com 222 remoções de veículos por estacionamento irregular e 229 autuações a vans e kombis do transporte complementar de passageiros; e retirada de mais de 60 toneladas de resíduos sólidos. O levantamento corresponde à atuação em 12 bairros: Centro, Copacabana, Ipanema, Leblon, Campo Grande, Santa Cruz, Tijuca, Freguesia de Jacarepaguá, Taquara, Praça Seca, Madureira e Cascadura.

Outros números – Desde o início das ações de combate à pandemia, em 18 de março, a Seop integrou mais de 619 operações conjuntas em toda a cidade, onde foram fiscalizados 38.788 estabelecimentos, com 28.094 pontos comerciais fechados. Além disso, foram atendidas 11.417 ocorrências pelo Disk Aglomeração, que funciona desde 31 de março com base em chamados à Central 1746.

Órgãos – As ações conjuntas são planejadas pela Subsecretaria de Operação (Subop) da Seop e contam, de acordo com a necessidade operacional, com efetivos da Guarda Municipal, e das coordenadorias de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), Especial de Transporte Complementar (CETC) e de Cuidado e Prevenção às Drogas (CPD), ligadas à pasta; Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano (da Secretaria Municipal de Fazenda); Subsecretaria de Vigilância Sanitária (da Secretaria Municipal de Saúde); Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos; Comlurb; Cedae; Light; Rioluz; e Polícia Militar.

• 25 de setembro de 2020