Secretaria Municipal de Saúde atualiza número de leitos covid-19, taxa de ocupação SUS e fila da regulação

Publicado em 28/05/2020 - 17:42 | Atualizado
Leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 na rede municipal. Foto: Mariana Ramos / Prefeitura do RioLeito de internação em unidade municipal - Divulgação / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já abriu 944 leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19, desde o início da pandemia. Deste total, 221 são leitos de UTI. Desde o dia 1º de maio, foram abertos 471 novos leitos dedicados à Covid.

No Hospital de Campanha da Prefeitura, no Riocentro, há 152 pacientes internados. Deste total, 58 estão em UTI.

Nos leitos para Covid ocupados há rotatividade de vagas por causa de altas e óbitos, além de transferências para leitos de UTI que dão retaguarda às enfermarias de Covid e são usados quando o estado do paciente se agrava.

Taxa de Ocupação SUS

Em toda a rede SUS na cidade do Rio – que inclui leitos de unidades municipais, estaduais e federais – há 1.947 pacientes internados com suspeita de Covid, sendo 699 em UTI.

A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 na rede SUS no município é de 90%. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria para pacientes com suspeita de Covid é de 75%.

Importante ressaltar que a taxa de ocupação reflete o cenário dos leitos no momento da consulta ao sistema, podendo ter outro número diferente minutos depois.

Fila para transferência

Há 135 pessoas na fila da regulação, aguardando transferência para leitos dedicados a Covid-19. Do total, 119 pacientes aguardam vaga para leitos de UTI.

Importante destacar que esta fila é em toda a rede pública (federal, estadual e municipal) da Região Metropolitana 1, que engloba a capital e municípios da Baixada Fluminense.