Rio renova garantias para sediar Fórmula-1 em encontro oficial com executivo da categoria

Publicado em 02/12/2019 - 11:18 | Atualizado em 02/12/2019 - 11:27
Projeto do novo autódromo, em DeodoroProjeto do novo autódromo, em Deodoro. Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio de Janeiro renovou junto ao americano Chase Carey, CEO da Liberty Media (grupo controlador da Fórmula-1), neste domingo, 1º de dezembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, as garantias para que a capital fluminense volte a receber o GP Brasil. O encontro aconteceu no Circuito de Yas Marina, após a última corrida de 2019, vencida pelo piloto inglês Lewis Hamilton, campeão da temporada. Participaram o secretário municipal de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca – representando o prefeito Marcelo Crivella – e o senador Flavio Bolsonaro. O convite para a viagem dos representantes brasileiros aos Emirados partiu da F-1.

– Fizemos uma apresentação ao senhor Carey a fim de esclarecer todas as questões ambientais e legais para efetivar oficialmente o retorno da F-1 ao Rio de Janeiro. Os governos federal, estadual e municipal estão empenhados nesse projeto, que trará enormes benefícios para a cidade. Essa sinergia entre os poderes, junto ao desejo do povo carioca, também pesa para uma decisão favorável ao Rio – explicou Gutemberg.

Ao término do encontro, os representantes do Brasil foram recebidos pelo hexacampeão Hamilton, a quem apresentaram a parte ambiental do projeto do autódromo de Deodoro, que, além de sustentável, terá um grande cinturão ambiental para resgatar e preservar a vegetação e a fauna nativas.

– Impressionante a estrutura e o fluxo turístico que a Fórmula-1 proporciona para uma cidade e um país. O Rio de Janeiro, que foi palco de grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, será em breve a casa brasileira da F-1 – reforçou o secretário de Ordem Pública.

Tanto Hamilton quanto Carey receberam camisas 10 personalizadas da seleção brasileira de futebol, ao fim das reuniões.

Saiba mais sobre o assunto:

PGM suspende liminar que impedia assinatura de contrato do autódromo

Prefeitura conclui licitação para construção do novo autódromo do Rio

Prefeitura assina com governos federal e estadual termo de compromisso para construção de novo autódromo em Deodoro