Previ-Rio lança plataforma para solicitações de benefícios

Publicado em 04/06/2020 - 16:53 | Atualizado
Servidores municipais ativos, inativos, pensionistas e beneficiários podem fazer todos os requerimentos assistenciais e previdenciários on-line. Foto: Divulgação / Prefeitura do RioServidores municipais ativos, inativos, pensionistas e beneficiários podem fazer todos os requerimentos assistenciais e previdenciários on-line. Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio
A Prefeitura do Rio, por meio do Previ-Rio, desenvolveu um site para facilitar a vida dos seus 180 mil clientes para que ninguém precise sair de casa durante a pandemia do coronavírus. Esta semana entrou no ar uma nova versão do site do instituto, mais responsivo e adequado para hospedar inúmeras aplicações, como o recém-criado sistema de atendimento on-line, estabelecendo um marco histórico na administração previdenciária da cidade do Rio de Janeiro.

No endereço http://previ.rio , servidores municipais ativos, inativos, pensionistas e beneficiários podem solicitar todos os benefícios. A ideia de otimizar a vida desses cidadãos surgiu em março, quando o prefeito anunciou medidas de proteção e isolamento social. O Previ-Rio promoveu diversas ações de capacitação das equipes para a utilização de ferramentas de teletrabalho e, a partir daí, foi iniciada a reestruturação da página do instituto na internet.

– Essa força-tarefa desenvolveu, em tempo recorde, uma aplicação permitindo os requerimentos on-line dos benefícios post-mortem (pensão, pecúlio e auxílio funeral) e encerramento de folha, face ao caráter alimentar envolvido – explicou Virgínio Oliveira, presidente do Previ-Rio.

Numa primeira etapa foi desenvolvido um formulário padrão, contemplando os benefícios acima citados. A segunda etapa, que será implementada este mês, vai disponibilizar um formulário único, para requerimento de todos os benefícios.

A solicitação de benefícios do Previ-Rio pela internet é muito simples:

Basta entrar no site do instituto (http://previ.rio), digitar a matricula do servidor e o CPF, e enviar os documentos fotografados ou digitalizados. É certo que, numa minoria de casos, ainda haverá necessidade de que o solicitante tenha que apresentar documentos adicionais, entretanto, todo o processo já foi feito on-line, acelerando, assim, o recebimento do benefício.

– Se até março a maior parte dos serviços exigia em algum momento a presença do solicitante, os números se inverteram. Hoje, praticamente todas as solicitações já estão disponíveis on-line, respeitando as exceções previstas na legislação. Além da agilidade no atendimento, as mudanças também proporcionaram melhores condições de trabalho – disse Virgínio Oliveira.

Mídias sociais

Outra inovação recente no instituto foi o nascimento das mídias sociais. O Previ-Rio, que nunca teve Instagram e Facebook oficiais (previ.rio), desde maio passou a disponibilizar esses canais de comunicação, para ampliar a divulgação dos serviços e promover mais interação com os beneficiários.