Prefeitura promove debate online sobre longevidade e bem-estar para o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Rio

Publicado em 13/05/2020 - 19:10 | Atualizado em 14/05/2020 - 09:11
As discussões serão sobre longevidade e bem-estar para o Desenvolvimento Sustentável da cidade. Foto: Divulgação/ Prefeitura do Rio
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Casa Civil, promove nesta quinta-feira, 14/05, o segundo encontro virtual da série de cinco com o objetivo de debater desafios e soluções para a cidade. O evento faz parte do projeto “Diálogos para 2030: Preparando a Cidade do Rio para o Futuro”, em parceria com o Rio Capital Mundial da Arquitetura.
As discussões serão sobre Longevidade e Bem-estar para o Desenvolvimento Sustentável. A participação da população é fundamental. Formam a mesa virtual de debates: Rubens Filho, jornalista e coordenador de Comunicação do Instituto Trata Brasil; Daniel Vilella, pesquisador da Fiocruz e professor de Epidemiologia e Biologia Computacional; Paulo Saldiva, professor da USP e pesquisador de doenças respiratórias e saúde ambiental; Mónica Guerra, arquiteta, mestre em planejamento e gestão urbana e fundadora do Comida do Amanhã.
– Longevidade e bem-estar são eixos transversais do PDS. Têm forte relação com a Agenda 2030 dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) ao oportunizar melhores condições de saúde para todos, com foco na melhoria de vários indicadores tão importantes para a cidade e o cidadão. As condições ambientais, como a redução da poluição de ar e das águas se colocam nesse contexto e serão abordados assim como o combate à pandemia, ou seja, temas intimamente ligados a uma cidade com mais bem-estar -, explica Daniel Mancebo, coordenador geral do Escritório de Planejamento.
Os seminários ocorrem até 4 de junho, sempre às quintas-feiras, às 10h, quando convidados discutem com a população temas relacionados ao Plano de Desenvolvimento Sustentável do Rio, elaborado pelo Escritório de Planejamento da Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados da Casa Civil. Os encontros são feitos em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, ONU Habitat, e com a MultiRio, a Empresa Municipal de MultiMeios da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Os encontros são transmitidos pelo canal da MultiRio no YouTube e pelo Escritório de Planejamento e a população pode interagir enviando perguntas em tempo real.

Temas relacionados

Participam dos encontros acadêmicos, representantes de institutos de pesquisa e de organizações não governamentais, além de gestores de áreas diversas do setor público. Os convidados do primeiro encontro virtual, na quinta-feira passada (07/05) foram: Claudio Acioly Jr. (GIZ – Agência Alemã de Cooperação Internacional); Paulo Jannuzzi (IBGE); Rayne Moraes (ONU-Habitat); e Roberto Medronho (UFRJ). A troca de ideias foi sobre “A Agenda 2030 e Desenvolvimento Sustentável”. Eles ressaltaram o momento atual altamente impactante devido à grave pandemia que o mundo enfrenta e a importância de discutir sustentabilidade, repensando a vida em sociedade, consumo e estratégia de planejamento.
A onda 4 de participação online do PDS está aberta às sugestões e opiniões da população, que pode contribuir por meio da plataforma Participa.Rio.

Temas e datas:

Longevidade e Bem-estar para o Desenvolvimento Sustentável
Igualdade e Equidade para o Desenvolvimento Sustentável
Cooperação e Paz para o Desenvolvimento Sustentável
Desafios do Financiamento e Transformações da Gestão Pública

Data: 14 de maio de 2020, quinta-feira.
Pelo link: https://youtu.be/_eH3hV1K3vY
Canal da MultiRio: