Prefeitura não garante retorno de 1/3 do público aos jogos de futebol a partir de 10 de julho

Publicado em 30/06/2020 - 18:22 | Atualizado
Antes da pandemia, foram adquiridos mais de 18 mil equipamentos. Fotos Hudson Pontes / Prefeitura do Rio.

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, informou nesta terça-feira, 30/06, que a volta das torcidas aos estádios de futebol, mesmo com o máximo de um terço da capacidade de público, não está mais garantida a partir do dia 10 de julho.

Crivella disse que, desde o anúncio da flexibilização por fases, alertou que poderia alterar medidas, conforme o contexto. O prefeito destacou que, embora o Conselho Científico tenha se baseado em indicadores favoráveis na luta contra a covid-19, outros fatores devem ser levados em conta.

– Não está garantido que no dia 10 de julho haverá torcida. Estamos analisando, pedindo ajuda para a Polícia Militar, para garantir que todos os torcedores estejam de máscara e que no transporte público não haja aglomeração. Estamos também fazendo nossas pesquisas para saber como o público encara isso. A fiscalização é fundamental e é ela que vai conter eventuais excessos, loucuras e imprudências. Assim que a gente tiver a garantia de que vai poder voltar com um terço da torcida sem correr riscos, a gente vai avisar – afirmou Crivella.

Prefeito cede mais respiradores, agora para Teresópolis

O prefeito Marcelo Crivella fez também nesta terça-feira, 30/06, a cessão de 20 equipamentos de UTI para ajudar Teresópolis a enfrentar a pandemia de covid-19. Os kits com respiradores e monitores permitirão a abertura de mais 10 leitos de UTI na cidade da Região Serrana, que conta hoje com 25 leitos de tratamento intensivo na rede pública de saúde.

Teresópolis é a décima cidade fluminense a receber equipamentos da Prefeitura do Rio, que já ajudou também o governo do Estado. Os aparelhos ficarão cedidos enquanto durar a pandemia e serão fundamentais para dar mais fôlego ao sistema de saúde da cidade serrana.

– Faltam respiradores em muitos lugares, mas não vão faltar em Teresópolis. Serão mais dez leitos de UTI na cidade. Com as curvas de óbito e contaminação caindo, podemos ajudar municípios da Baixada e da região serrana, que não precisarão mais trazer os pacientes para a capital e fazer o diagnóstico precoce da doença -, disse Crivella.

180 novos leitos – municípios beneficiados

A Prefeitura do Rio já disponibilizou equipamentos para abertura de um total de 180 leitos de cuidados intensivos no Estado que estarão disponíveis na Central de Regulação. O objetivo é ajudar municípios vizinhos a ampliar a capacidade de atendimento a casos de Covid-19, priorizando a Região Metropolitana 1, que engloba a capital e os municípios da Baixada. Duque de Caxias, Queimados, Itaguaí, Petrópolis, Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Guapimirim, Seropédica e Mangaratiba já foram beneficiados com a ação da Prefeitura do Rio.

Link para fotos

Créditos: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio.

Link para vídeo
Crédito: Marcelo Piu/ Prefeitura do Rio