Prefeitura inicia obras na Passarela 3 da Av. Brasil

Publicado em 10/08/2020 - 17:23 | Atualizado em 10/08/2020 - 20:21
Via será interditada nesta segunda (10/08) e quarta-feira (12/08)Via será interditada nesta segunda (10/08) e quarta-feira (12/08)

A Prefeitura do Rio, através da CET-Rio, informa que na segunda-feira (10/08) e quarta-feira (12/08) a Av. Brasil será interditada para a retirada da Passarela 3. Uma nova estrutura será construída no local e, até que esteja pronta, os pedestres deverão utilizar a Passarela 4 ou a Passarela 2 como alternativa para realizar as travessias. O tempo previsto para a construção da nova passarela é de 3 meses.

A operação de retirada da Passarela 3 ocorrerá em duas etapas, da seguinte forma:

·      Segunda-feira (10/08), das 22h às 4h: interdição total da Av. Brasil, pista central, sentido centro, e interdição parcial (2 faixas) da pista central, sentido Deodoro;

·      Quarta-feira (12/08), das 23h às 5h: interdição total da Av. Brasil, pista central, sentido Deodoro. A descida da Ponte Rio-Niterói no Caju e o acesso à Linha Vermelha também serão fechados para viabilizar o procedimento.

As intervenções contarão com a participação de operadores de tráfego, entre agentes da CET-Rio, Guarda Municipal e terceirizados, que trabalharão para manter a fluidez e orientar motoristas e pedestres durante a operação. Sinalização específica será instalada e painéis de mensagens variáveis informarão sobre os fechamentos.

INTERDIÇÕES

Etapa 1 – Segunda-feira (10/08) das 22h às 4h (do dia subsequente)

·      Interdição total da Av. Brasil, pista central, sentido Centro, entre a agulha localizada após a Passarela 4 e a agulha na altura da Rua Ricardo Machado;

·      Interdição de 2 faixas (lado esquerdo) da Av. Brasil, pista central, sentido Deodoro, na altura da Passarela 3.

Desvios

Sentido Centro

Os veículos serão desviados para a pista lateral e poderão retornar para a pista central pela agulha localizada na altura da Rua Ricardo Machado.

Sentido Deodoro

Os veículos serão desviados para as faixas da direita, no trecho com estreitamento.

Para garantir a segurança operacional durante o içamento da passarela, a Av. Brasil será totalmente interditada por 10 minutos.

Etapa 2 – Quarta-feira (12/08) das 23h às 5h (do dia subsequente)

·      Interdição total da Av. Brasil, pista central, sentido Deodoro, entre a agulha localizada após a Passarela 1 e a agulha localizada após a passarela 5;

·      Interdição da alça de acesso à Linha Vermelha pelo Caju;

·      Interdição da descida da Ponte Rio-Niterói no Caju.

Desvios

Veículos provenientes da pista central da Av. Brasil

Os veículos serão desviados para a pista lateral, na agulha localizada após a Passarela 1. A pista central poderá ser acessada novamente após a Passarela 5.

Veículos provenientes da Ponte Rio-Niterói

Os veículos deverão seguir pela alça de acesso ao INTO e fazer retorno para acessar a Av. Brasil, sentido Deodoro. Posteriormente, serão desviados, junto aos demais veículos, na agulha após a passarela 1.

Veículos com destino à Linha Vermelha

Os veículos provenientes do Caju com destino à Linha Vermelha poderão acessá-la na altura da Linha Amarela.

Panfletos Explicativos

Panfletos explicativos estão sendo distribuídos na região para informar e orientar a população sobre a retirada da passarela, conforme ilustração abaixo.

Recomendações

·      Respeitar a sinalização e as orientações dos agentes de tráfego para o bom andamento da operação;

·      Durante as obras da Passarela 3, os pedestres devem utilizar a Passarela 4 ou a Passarela 2 como alternativa para realizar as travessias na Av. Brasil;

·      Aos motoristas que não necessitem passar pela região, sugere-se a utilização de rotas alternativas para seus trajetos nos dias e horários das intervenções;

·      Se sair, utilizar máscara.