Prefeitura inaugura quinta Unidade Veterinária e anuncia ‘castramóvel’: meta é atender 80 mil animais este ano

Publicado em 08/02/2020 - 13:02 | Atualizado em 08/02/2020 - 13:31
A nova Unidade de Saúde Médica Veterinária, para atendimento gratuito de cães e gatos, em BanguA nova Unidade de Saúde Médica Veterinária, para atendimento gratuito de cães e gatos, em Bangu. Foto: Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, inaugurou neste sábado (08/02), em Bangu, Zona Oeste, uma nova Unidade de Saúde Médica Veterinária, a quinta na cidade, para atendimento gratuito de cães e gatos. Na estreia do serviço foram distribuídas 810 senhas para as cirurgias que serão feitas neste mês e em março (216 para cadelas, 108 para cães, 216 para gatos e 270 para gatas). Durante o evento, Crivella anunciou ainda a entrega de um Castramóvel, veículo que circulará pela cidade para oferecer o serviço diretamente à população. A previsão é que comece a rodar em março, com a primeira parada no bairro de São Cristóvão.

– Nossa ideia é dobrar o número de castrações que ocorreu em 2016, que foi um ano com muitas castrações. A ideia é fazer mais de 80 mil esse ano – disse o prefeito, após inaugurar o novo posto de Bangu, que funciona na Rua Sidney, altura do número 97A, Praça Guilherme da Silveira.

Áreas estão sendo mapeadas

A Subsecretaria de Bem Estar Animal vem mapeando as áreas com maior índice de abandono e maus-tratos de animais e, segundo registros da Central 1746, em 2019 foram 3.599 denúncias, sendo 49,48% na Zona Oeste. Em segundo lugar, com 45,04%, está a Zona Norte, e, em terceiro, a Zona Sul, com 5,49% das chamadas. Durante a inauguração do posto, foram feitas palestras educativas sobre  bem-estar animal, importância da castração e guarda responsável.

– Estamos muito felizes por inaugurar essa unidade, os animais de Bangu merecem nossa atenção e cuidados, como todos os animais merecem. Desde que assumimos a gestão, estamos trabalhando intensamente para aumentar o número de vagas para castração e atendimento clínico. A próxima unidade será instalada na Zona Sul, esperamos inaugurar ainda este mês – disse o subsecretário de Bem-Estar Animal, Roberto de Paula.

Como será o atendimento na Unidade de Saúde Médica Veterinária?

Serão atendidos gratuitamente cerca de 30 animais por dia. A distribuição de senhas para consulta clínica ocorre de segunda a sexta-feira, em dois horários: às 8h e às 13h.

O agendamento para castração nos meses de fevereiro e março foi presencial, neste sábado.

O que é necessário para o agendamento:

Ser maior de 18 anos

Morar no município do Rio

Levar original e cópia do RG, do CPF e do comprovante de residência (não será aceito comprovante em nome de terceiros)

Será entregue uma senha por CPF

Não é necessário a presença do animal no momento do agendamento

Outros postos de atendimento:

A Subsecretaria de Bem-Estar Animal tem outras quatro Unidades de Saúde Médica Veterinária, que oferecem cirurgias de esterilização (agendamento pela internet) e atendimento clínico gratuito (por ordem de chegada.*Confira os endereços das outras unidades:

Bonsucesso: Avenida Brasil, esquina com a Rua Teixeira Ribeiro (passarela 9).

Engenho de Dentro: Rua Dois de Fevereiro, 711 (Ao lado da Escola Especial Municipal Dr. Ulisses Pernambuco).

Guaratiba: Fazenda Modelo – Estrada do Mato Alto, 5.620 (Ao lado do Posto de saúde Maia Bittencourt.

Campo Grande: Estrada do Tingui – s/n – Praça da Oiticica.