Prefeitura inaugura clínica da família em Marechal Hermes que vai beneficiar 16 mil pessoas

Publicado em 29/06/2020 - 14:41 | Atualizado em 29/06/2020 - 18:44
A nova unidade fica no mesmo prédio do Hospital Maternidade Alexander Fleming. Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, inaugurou nesta segunda-feira, 29/06, a Clínica da Família Engenheiro Sanitarista Paulo D’aguila, em Marechal Hermes, Zona Oeste. A nova unidade beneficiará 16 mil pessoas. Ela fica no mesmo prédio do Hospital Maternidade Alexander Fleming. O prédio passou por obras de adaptação para receber as instalações da nova clínica. A cidade passa a contar com 236 unidades de Atenção Primária, e essa é a 12ª Clínica da Família inaugurada na atual gestão.

– O Rio está superando a pandemia, e não atendemos só quem bate em nossas portas, como também ajudamos outros municípios, com a doação de equipamentos. Essa clínica da família será mais uma porta de entrada da população para o atendimento de saúde, na frente de combate contra a covid-19. Aqui poderemos monitorar inclusive os quadros gripais e quem esteja com os primeiros sintomas do novo coronavírus. Estamos com novos tomógrafos para fazer diagnósticos precoces, temos renovado os equipamentos de nossos hospitais e vamos abrindo novas clínicas de saúde da família. O Rio vai sair mais fortalecido dessa crise – afirmou Crivella, ao lado da secretária municipal de saúde, Beatriz Busch.

Fisioterapia, Pilates e musculação com equipamentos novos

As instalações contam com equipamentos de ponta que foram utilizados por atletas na Olimpíada do Rio. -Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Em seguida à solenidade em Marechal Hermes, Crivella inaugurou três novas salas para atendimento de fisioterapia e aulas de musculação e Pilates, entre outras, no Parque Radical, em Deodoro, também na Zona Oeste. O local, administrado pela Secretaria Municipal de Turismo e Legado Olímpico, oferece serviços gratuitos variados à população. São aulas de natação, hidroginástica e cursos de mergulho, para mais de duas mil pessoas. Agora o espaço tem sala multiuso para pilates de solo, alongamento e aulas inciais de jiu-jitsu e yoga. Além da sala multiuso, uma de musculação e outra destinada a sessões de fisioterapia. É tudo de graça, basta fazer a inscrição. As atividades estão interrompidas devido à pandemia de covid-19, mas serão retomadas assim que for possível.

– Temos para a população equipamentos de ponta que foram utilizados por atletas na Olimpíada do Rio – informou a secretária municipal de Turismo e Legado Olímpico, Camila Vieira de Souza.

O vereador Professor Adalmir celebrou a conquista:

– O Parque Radical é totalmente voltado para famílias, e agora ele está ampliando os serviços para atender as pessoas. É uma vitória de todos nós – disse.

Em Marechal Hermes, serviços variados para a população

A nova unidade oferecerá consultas médias e de enfermagem, acompanhamento pré-natal, teste do pezinho, vacinação em crianças, adultos e idosos, curativos, planejamento familiar e vigilância em saúde. Serão duas equipes de saúde da família e uma com formação tradicional, para atender às áreas do território não cobertas pela Estratégia Saúde da Família. Serão cerca de 25 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, farmacêutico, oficial de farmácia, além de pessoal administrativo.

Cinco consultórios, de segunda a sexta-feira

A estrutura da Clínica da Família Engenheiro Sanitarista Paulo D’aguila conta com três consultórios de equipe de saúde da família e dois consultórios do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). E mais: sala de procedimentos e coleta, sala de curativos, sala de imunização, sala dos agentes, farmácia e almoxarifado. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
A nova clínica faz parte da estrutura da Área de Planejamento 3.3, que abrange os bairros de Madureira, Acari, Anchieta, Barros Filho, Bento Ribeiro, Campinho, Cascadura, Cavalcanti, Coelho Neto, Colégio, Costa Barros, Engenheiro Leal, Guadalupe, Honório Gurgel, Irajá, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz, Parque Anchieta, Parque Columbia, Pavuna, Quintino Bocaiúva, Ricardo de Albuquerque, Rocha Miranda, Turiaçu, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Vila Kosmos e Vista Alegre.
A região tem, atualmente, 33 unidades, sendo 26 Clínicas da Família, sete Centros Municipais de Saúde (CMS), quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla.

Quem foi o sanitarista que deu nome à clínica

O engenheiro sanitarista Paulo D’aguila, falecido em 2017, aos 73 anos, foi durante 40 anos pesquisador titular da Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz). Carioca, tinha grande experiência e atuação no tratamento de águas de abastecimento e residuárias. Era graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1973); em Licenciatura em Química pela Universidade Técnico Educacional Souza Marques (1984); com especialização em Curso para Engenheiros de Saúde Pública, pela Escola Nacional de Saúde Pública (1974); e com mestrado em Saúde Pública – Concentração em Saneamento, pela ENSP/Fiocruz (1996).